Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária reitera a qualidade e compromisso da agropecuária brasileira com a legislação e as boas práticas agrícolas, em consonância com as diretrizes internacionais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reafirma o compromisso da agropecuária brasileira com a qualidade, a legislação e as boas práticas agrícolas, em alinhamento com as normas internacionais.

Nesse contexto, repudia as declarações do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, a respeito das carnes produzidas pelos países do Mercosul. No caso específico do Brasil, o sistema de Defesa Agropecuária do Mapa, reconhecido por seu rigor, sustenta a posição do país como maior exportador global de carne bovina e de aves. O Brasil mantém relações comerciais com cerca de 160 países e atende aos mais altos padrões, incluindo os exigidos pela União Europeia, que há mais de quatro décadas certifica a qualidade e a sanidade das carnes brasileiras.

Anúncio

O Brasil, que possui uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo, atua com total transparência no setor. Recentemente, apresentou à União Europeia propostas de modelos eletrônicos que atendem ao Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR), reforçando o compromisso com uma produção rastreável. Além disso, modelos privados de rastreabilidade brasileiros têm amplo reconhecimento e aceitação nos mercados europeus.

O Mapa lamenta que posturas protecionistas possam induzir consumidores a percepções equivocadas, desprovidas de base técnica. Ressalta, ainda, que não acredita em uma ação coordenada de empresas francesas para dificultar o avanço do Acordo Mercosul-União Europeia, debatido na cúpula do G20 nesta semana. No entanto, deixa claro que não aceitará tentativas de desmerecer a qualidade, a segurança ou os compromissos ambientais dos produtos brasileiros.

Anúncio

Por fim, o Ministério reforça o papel da agropecuária nacional na produção de alimentos de qualidade, seguros e sustentáveis, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional global.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Sebrae/ES oferece capacitação empreendedora para militares da reserva da Capitania dos Portos

Militares que encerram a carreira ativa na Marinha passam a contar com um ...

Brasil amplia exportações para a Turquia com habilitação de fábricas de gelatina e colágeno

Foto: Freepik O Brasil avançou no comércio internacional de ingredientes de origem animal ...

Recorde: agronegócio brasileiro fecha 2025 com US$ 169 bilhões em exportações

Foto: Freepik As exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 169,2 bilhões em 2025, ...

Novas regras para transporte de produtos agropecuários em voos

Foto: Freepik Viajantes brasileiros precisam ficar atentos a novas regras para o transporte ...

Moqueca, praias e histórias seculares são convites para o verão no litoral capixaba

Foto: Everton Thiago/PMVV O litoral do Espírito Santo possui belas praias, com culinária ...