Mel 100% capixaba será destaque na Feira Sabores da Terra

O setor de apicultura tem se destacado no Espírito Santo como uma significativa fonte de renda para famílias capixabas. A produção anual de mel no Estado gira em torno de 1.000 toneladas por ano, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Para alavancar as vendas, além da versão tradicional, produtores capixabas investem em opções como mel com pimenta, macadâmia, alecrim, gengibre e manjericão. Esses e diversos outros produtos estarão disponíveis na Feira Sabores da Terra, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, na Praça do Papa, em Vitória.

Anúncio

Para Ademir Dadalto, coordenador do evento, que terá entrada gratuita, a Feira é uma oportunidade para que o público conheça as potencialidades dos produtos 100% capixabas. “Produtores irão expor novidades de suas produções de mel, além das opções tradicionais. Além dessas, outras inúmeras delícias de todas as regiões do nosso estado, estarão disponíveis para compra. Ou seja, os visitantes terão a chance de conhecer e experimentar as riquezas do interior do ES, sem sair da capital”, ressalta.

Anúncio

Mel de abelhas sem ferrão

O Espírito Santo tem a maior produção de mel de abelhas sem ferrão – meliponicultura – em comunidades indígenas da América do Sul. A delícia exclusivamente capixaba é produzida na região de Aracruz e visa a resgatar práticas típicas dos indígenas, além de fortalecer a geração de renda.

De acordo com a Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AMES-ES), cerca de 600 pessoas se dedicam à criação dessa espécie no estado. Chamado de “mel gourmet”, é feito por abelhas nativas do Brasil e tem como principais características ser mais líquido e ácido, com 10% a menos de açúcar em comparação ao mel tradicional.

Serviço

  • Quando: 29 a 1° de agosto
  • Onde: Praça do Papa, Vitória
  • Horários: quinta e sexta-feira (29 e 30/07) – das 16h às 22h; sábado (31/07) – das 10h às 22h e domingo (1º/08) – das 10h às 18h

Fonte: Assessoria de Imprensa Sabores da Terra

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...