Melhores baristas do Brasil participarão de campeonato mundial em Taiwan

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizou, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e de Coffee in Good Spirits, durante o festival São Lourenço Coffee Music, na cidade de São Lourenço, situada na região da Mantiqueira, em Minas Gerais.

O novo campeão nacional de Latte Art, competição que avalia o desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso, é Eduardo Olímpio, da Zingy Smart Coffee, de Curitiba (PR), que superou 14 competidores para levar o título. O segundo lugar ficou com Tiago Gonçalves da Rocha, da Evolat, também de Curitiba, e o terceiro com Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés Especiais, de São Lourenço (MG). Com o título, Olímpio será o representante do Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que ocorrerá em 2023, em Taipei, capital de Taiwan.

Anúncio

Ele conta que sua apresentação teve vínculo com a infância e com o começo de sua trajetória profissional, há cerca de quatro anos, quando extraía café expresso na padaria onde trabalhava. “Comecei a tirar café e pensei: ‘acho que dá pra desenhar’. Assim, fui criando desenhos da minha própria cabeça. Para a competição, lembrei de alguns sonhos que tinha quando era pequeno e acordava com medo. Usei essa lembrança e trouxe isso, mas de uma forma mais criativa e alegre, para as xícaras”, explica.

Anúncio

No Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits, que atesta as habilidades de “mixologistas” para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, o novo campeão é Daniel Munari, da Royalty Quality Coffee, também da capital paranaense, que superou outros 15 competidores. A segunda posição ficou Mariana Mesquita dos Santos, da Civitá Café, de Brasília (DF), e a terceira com Gabriel da Cruz Guimarães, da Unique Cafés Especiais, de São Lourenco. Munari será o representante do Brasil na competição mundial dessa categoria, em 2023, que também será realizada em Taipei, Taiwan.

“Não tenho palavras, estou muito feliz. É a realização de um sonho. Desde 2013 acompanho competições internacionais e é a primeira vez que ganho, depois de passar perto algumas vezes. É uma alegria que não tem fim”, comemora. Ele revela que, em sua apresentação, usou alguns elementos regionais do Brasil. “No primeiro drink, utilizei um produto da Amazônia, a semente de cumaru, para trabalhar no sabor, e, no segundo, alguns elementos do Sul, da região dos Campos Gerais do Paraná, que me serviram como inspiração”, diz.

IMPORTÂNCIA DOS CAMPEONATOS – Os campeões brasileiros destacam a importância da BSCA na realização dessas competições em parceria com a ApexBrasil, através do “Brazil. The Coffee Nation”. “Sem a BSCA e toda a organização não teríamos essa oportunidade e essa visibilidade aos baristas nos campeonatos, pois ela é quem faz tudo isso acontecer”, comenta Olímpio.

A opinião é compartilhada por Munari. “O esforço da BSCA em ajudar os competidores, em organizar o evento, é uma forma de fazer com que nós, baristas, ‘cafeteristas’, consigamos destaque e permite, ainda, formar embaixadores para o Brasil no mundo. É extremamente importante contarmos com o trabalho da BSCA, através do projeto, para realizar os campeonatos para todos nós baristas”, completa o campeão de Coffee in Good Spirits.

O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, enaltece o processo de evolução e maturidade que os baristas brasileiros vêm alcançando e reforça que os campeonatos têm o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no país e contribuir para a contínua educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais.

“Os baristas são fundamentais para espalhar a cultura do café entre os consumidores. Eles preparam cafés, bebidas e drinks à base do produto com qualidade máxima, realçando suas características, o que contribui para valorizar o café de excelência junto ao público final. O que temos visto nos campeonatos é um avanço contínuo desses profissionais, que cada vez mais se aproximam de nossas ações em prol da categoria e de toda a cadeia produtiva dos cafés especiais”, ressalta.

Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION – O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

Atualmente, o projeto tem como mercados-alvo: África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones: (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail: [email protected].

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...