Melhores touros Nelore nascidos em 2021 são avaliados pela Agro-Pecuária CFM

Foto: Divulgação

Uma das maiores vendedoras de touros Nelore do Brasil, a Agro-Pecuária CFM concluiu a avaliação genética dos machos nascidos em 2021, trabalho liderado pelos professores José Bento Sterman Ferraz e Joanir Pereira Eler, do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) de Pirassununga (SP).

Anúncio

De acordo com a empresa, a avaliação é importante para a seleção dos cerca de 30% melhores machos, que serão comercializados como reprodutores a partir de 3 de agosto no 25º Megaleilão CFM. Os dados para avaliação genética são coletados a campo em diversas etapas: nascimento, desmama e sobreano.

Anúncio

“Graças ao trabalho preciso de coleta dos dados e ao processamento das informações pelos geneticistas da USP, temos conseguido melhorar a qualidade da genética CFM de forma progressiva. A safra 2021 vem chegando com resultados muito positivos, com forte potencial de contribuir com a pecuária nacional”, completa Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM.

A pressão de seleção imposta pelo programa de melhoramento da CFM é elevada. Somente os cerca de 30% melhores machos se tornam reprodutores e recebem o Certificado Especial de Identificação e Produção (Ceip), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para animais comprovadamente melhoradores.

“A CFM acredita na aplicação de tecnologias de ponta para seleção do rebanho, com o objetivo de promover aumentos de produtividade e lucratividade à pecuária. Nosso foco está nas características de valor econômico como ganho de peso, precocidade sexual, fertilidade e qualidade de carcaça”, informa Neto.

Ao todo, a CFM avalia 15 características para cada animal. São elas: peso ao nascer, peso à desmama, materno total, peso ao sobreano, ganho de peso da desmama ao sobreano, conformação, precocidade, musculosidade, altura, perímetro escrotal, probabilidade de prenhez de novilhas aos 14 meses, stayability, produtividade anual média da vaca, umbigo e ossatura.

“A CFM já produziu 46 mil touros desde o início do programa de seleção, em 1980. Essa história de sucesso, e o emprego das mais avançadas tecnologias aplicadas ao melhoramento animal, como por exemplo a genômica, trazem confiança aos pecuaristas que investem em Touros Nelore CFM. É a segurança de levar para suas propriedades animais férteis, altamente adaptados ao trabalho a pasto e com forte potencial de melhorar os resultados da fazenda de forma contínua”, completa Tamires Neto. Os melhores animais da safra de 2021 serão comercializados pela CFM no Megaleilão CFM, que acontece no dia 3 de agosto, em Campo Grande (MS).

Fonte: Texto Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...