Memorando ampliará participação de café produzidos por mulheres no mercado global

Estimular a participação de cafés produzidos por mulheres no mercado internacional, esse é o foco principal de um memorando de entendimentos tripartite assinado, na segunda-feira, 18 de março, em São Paulo (SP), pela presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmen Lúcia Chaves de Brito, a “Ucha”, pela presidente da International Women’s Coffee Alliance (IWCA), Miriam Monteiro, e pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana.

De acordo com o Relatório Global de Lacuna de Gênero de 2023, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a taxa de paridade de gênero na força de trabalho ainda é de 68,6% e, mantido o ritmo atual de evolução global, serão necessários 131 anos para alcançar a plena paridade.

Anúncio

Assim, incluir as mulheres de maneira isonômica na economia não é apenas justo e merecido, mas, sim, mais eficiente e bom aos negócios, conforme relatório produzido pelo Instituto Global McKinsey, que reporta que, se houvesse plena igualdade salarial entre homens e mulheres, o PIB global poderia aumentar em até US$ 28 trilhões.

Anúncio

“Fomentar a inclusão e a capacitação feminina é crucial para que alcancemos a equidade de gênero e isso integra os pilares de atuação da BSCA. Entendemos que o comércio exterior tem o poder de acelerar essa equalização, pois as empresas que comercializam globalmente tendem a ser mais produtivas, já que a exportação leva à expansão do mercado, ao crescimento das vendas e ao acesso a novas tecnologias. Não à toa, empresários que atuam em mercados estrangeiros geram mais e melhores empregos. Por sermos muito detalhistas, comunicativas e abertas às novidades, a inserção das mulheres nesses negócios internacionais pode trazer benefícios significativos para a economia como um todo”, comenta Ucha.

Os próximos passos após a assinatura do memorando envolvem a estruturação, por parte de ApexBrasil e BSCA, com apoio da IWCA, de um conjunto exclusivo de ações de promoção voltado aos cafés produzidos por mulheres. Essa iniciativa integra o Programa Mulheres e Negócios Internacionais da Agência, criado em junho de 2023 com o objetivo de, através do estabelecimento de um canal de diálogo com empresárias e instituições de apoio ao empreendedorismo feminino, contribuir para o aumento do número de empresas brasileiras lideradas por mulheres na base exportadora nacional e nas cadeias globais de valor.

Com a adesão da BSCA e da IWCA, o “Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero” conta, atualmente, com 65 parceiros. No caso específico do café, o memorando de entendimentos tem o intuito de, também, ampliar as oportunidades de negócios internacionais para os empreendimentos com liderança feminina, a fim de contribuir com a sua autonomia econômica e o fortalecimento de suas organizações, visando à estruturação de iniciativas dos parceiros mediante ações de inteligência setorial e de mercado, de qualificação para exportação e de promoção comercial internacional.

Paralelamente à cerimônia, a barista instrutora Ester Komatsu preparou, em diferentes métodos, cafés produzidos por mulheres finalistas de concursos de qualidade promovidos pela BSCA.

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...