Mercado internacional para exportação de produtos de origem animal registra crescimento em 2020

Em novembro foram realizados 48 turnos adicionais de abate que foram requisitados de forma emergencial pelos abatedouros frigoríficos de aves, bovinos e suínos registrados junto ao SIF

Em 2020, foram abertos 24 novos mercados para exportação apenas de produtos de origem animal para consumo humano e produtos para a alimentação animal. Além disso, houve a reabertura do mercado dos Estados Unidos para a carne bovina brasileira. Os dados estão no 9º relatório de atividades do Serviço de Inspeção Federal (SIF).  “Isso demonstra que, mesmo durante a pandemia, o trabalho realizado pelo setor produtivo e pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) manteve-se forte. A exportação para mais de 180 países demonstra a robustez do serviço oficial brasileiro”, destaca a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia Viana. 

Para que um mercado seja aberto, as autoridades sanitárias dos países importadores avaliam o serviço oficial brasileiro, o que muitas vezes ocorre por meio de missões internacionais que auditam o serviço de inspeção e os estabelecimentos produtores. Além disso são negociados entre as autoridades sanitárias brasileira e dos países importadores modelos de certificados sanitários internacionais contendo os requisitos sanitários exigidos pelos países. 

Anúncio

Durante este ano, as tratativas para que essas missões pudessem ser viabilizadas foram realizadas por meio de videoconferência. No período de julho a novembro, por exemplo, foram avaliados 54 estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal para verificar o atendimento de requisitos específicos para habilitação para exportar seus produtos para o mercado chinês. 

ABATES – Estão registrados no SIF 3.342 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados. Além de 2.999 estabelecimentos de produtos destinados à alimentação animal. 

Anúncio

No mês de novembro foram realizados 48 turnos adicionais de abate que foram requisitados de forma emergencial pelos abatedouros frigoríficos de aves, bovinos e suínos registrados junto ao SIF. 

Em novembro, não foi registrada nenhuma paralisação de atividades de abatedouros frigoríficos sob inspeção federal por motivos relacionados a ocorrência de Covid-19. 

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Show Safra Mato Grosso 2026 começa nesta segunda-feira (23) com expectativa de 200 mil visitantes

Foto: Divulgação A edição 2026 do Show Safra Mato Grosso começa na próxima ...

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios

O Espírito Santo inicia, ainda em março, uma nova rodada do Painel Campo ...

Cooabriel tem faturamento recorde de R$ 3 bilhões e define novos investimentos

Pela primeira vez em sua história, a Cooabriel – cooperativa agrícola capixaba sediada ...

Sementes de milho e capacitação elevam produtividade da agricultura familiar no ES

A produção de milho na agricultura familiar do Espírito Santo ganha novo impulso ...

El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

Foto: Freepik O outono de 2026, que começa hoje (20) e vai até ...