Mês de junho começa com frio?

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, a passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a região. Mas, desta vez o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começou a ser sentida ontem (30) e termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.

Precipitação invernal

A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas pode-se ter também chuva congelada ou chuva congelante.

Nesta terça-feira (31), a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões, e até um pouco abaixo de 0°C em pequenas áreas. 

Nesta situação, não se pode descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite de hoje.  

Segundo a Climatempo, a chance de nevar é baixa, não se comparando às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada.

GEADA – A nova massa de ar frio de origem começou a baixar a temperatura na Região Sul ontem. O frio intenso na fronteira uruguaia e a região de Campanha Gaúcha pode fazer que amanheça com geada na região.

Hojoe, as condições para geada aumentam sobre o Rio Grande do Sul e várias áreas da depressão central, de todo o sul e sudoeste gaúcho podem amanhecer congeladas pela geada.

Junho começa com condições para geada apenas na Campanha Gaúcha, mas na sexta-feira (3), todo o sul do Rio Grande do Sul poderá ter geada. O excesso de nebulosidade que deve persistir sobre quase todo o Sul do Brasil no decorrer da semana vai impedir uma queda de temperatura muito acentuada e também a geada na maior parte da região.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...