Mês de junho começa com frio?

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, a passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a região. Mas, desta vez o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começou a ser sentida ontem (30) e termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.

Precipitação invernal

Anúncio

A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas pode-se ter também chuva congelada ou chuva congelante.

Anúncio

Nesta terça-feira (31), a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões, e até um pouco abaixo de 0°C em pequenas áreas. 

Nesta situação, não se pode descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite de hoje.  

Segundo a Climatempo, a chance de nevar é baixa, não se comparando às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada.

GEADA – A nova massa de ar frio de origem começou a baixar a temperatura na Região Sul ontem. O frio intenso na fronteira uruguaia e a região de Campanha Gaúcha pode fazer que amanheça com geada na região.

Hojoe, as condições para geada aumentam sobre o Rio Grande do Sul e várias áreas da depressão central, de todo o sul e sudoeste gaúcho podem amanhecer congeladas pela geada.

Junho começa com condições para geada apenas na Campanha Gaúcha, mas na sexta-feira (3), todo o sul do Rio Grande do Sul poderá ter geada. O excesso de nebulosidade que deve persistir sobre quase todo o Sul do Brasil no decorrer da semana vai impedir uma queda de temperatura muito acentuada e também a geada na maior parte da região.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...