Mineiro é campeão brasileiro de torra de café e vai representar o país no em campeonato mundial

“Que emoção! Uma sensação mágica e um orgulho poder representar o Brasil em um campeonato mundial, em meio a tantos profissionais qualificados que temos, e escrever essa história linda no Cerrado Mineiro”. Essa é a sensação de Matheus Narcizo, da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), de Patrocínio (MG), vencedor do Campeonato Brasileiro de Torra de Café.

Na competição, realizada de 24 a 26 de março pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, em Belo Horizonte (MG), Narcizo foi o profissional que se manteve mais fiel à curva de torra planejada, superou dezenas de competidores e levou o título da disputa, garantindo sua vaga no World Coffee Roasting Championship, mundial da categoria, que será realizado durante o Taiwan International Coffee Show, entre 17 e 20 de novembro, em Taipei (Taiwan).

Anúncio

O segundo lugar ficou com Eduardo Henrique Gabriel dos Santos, da Fazenda Santiago, em Patos de Minas (MG), e o pódio foi completado por Vinicius de Lima Goulart, da Vilhena Specialty Coffees, de Lambari (MG).

Anúncio

Narcizo destaca as competições de torra realizadas por BSCA e ApexBrasil como fator importante para o constante aprimoramento dos profissionais no país. “Acredito que os campeonatos servem para aumentar o nível técnico dos mestres de torra brasileiros. Com isso, conseguimos aprimorar nossos cafés e apresentar tudo o que há de melhor na nossa matéria-prima”, ressalta.

Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, enaltece a importância dos mestres de torra nacionais, que, junto aos baristas, compõem uma estrutura essencial para a incessante evolução da qualidade dos cafés do Brasil. “Entre o campo e a xícara, esses profissionais são fundamentais para encontrarem a torra ideal, a qual exalte todas as qualidades do café cultivado pelos produtores e permita que os baristas entreguem um produto de excelência ao consumidor final”, comenta.

Campeonato Brasileiro de Torra

A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: Barista; Latte Art; Brewers (preparo de café); Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); Cup Tasters (degustadores de café); Roasters (torrefação); e Cezve Ibrik (café turco).

Brazil. The Coffee Nation

O Campeonato Brasileiro de Torra é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones: (35) 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail: [email protected].

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...

Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 37,44 bilhões

Em comparação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de quase 4,4% ...

Empresas apresentarão novidades na Fruit Attraction Brasil

Para impulsionar o legado da horticultura brasileira e o mercado de frutas e ...

Conab estima redução na safra brasileira de grãos

Foto: Freepik A sétima estimativa da safra de grãos 2023/2024, divulgada pela Companhia ...