Ministério da Agricultura descarta transmissão do coronavírus por meio de comida congelada

Depois que uma província chinesa detectou o material genético do novo coronavírus em um pacote de asas de frango originário do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou uma nota dizendo que não há comprovação científica de transmissão do vírus a partir de alimentos congelados ou embalagens. 

Após a detecção dos traços do vírus, as autoridades chinesas testaram outras amostras de carne do mesmo lote e os resultados foram negativos. As pessoas que tiveram contato com o material também não contraíram o vírus. 

De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, a China ainda não fez uma notificação oficial sobre o ocorrido. Já o setor de carnes do Brasil ainda analisa informações sobre alerta emitido por uma província chinesa que disse ter detectado coronavírus em embalagens de asas de frango importadas do Brasil.

A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade, no entanto, ressaltou em nota que “ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”.

“A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus”, acrescentou a associação, que citou organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O governo de Shenzhen, no sul da China, disse que amostra de asa de frango congelada importada do Brasil testou positivo para o coronavírus, o que gera temores no país oriental de que embarques de alimentos contaminados possam causar novos surtos locais da doença.

Fonte: Brasil 61

Últimas notícias

Países produtores mundiais de café se reúnem em defesa da produção contra restrições da União Europeia

Os produtores mundiais de café estão preocupados com a proposta de legislação apresentada ...

Recursos do Pronaf no Plano Safra irão aumentar em 12%

Foto: Divulgação/MAPA Em virtude da forte demanda por financiamentos de custeio no Pronaf, ...

Conab estima safra recorde para milho 2ª safra com produção superior a 87 milhões de toneladas

Foto: iStock Os produtores de milho deverão colher na segunda safra do cereal ...

Café regenerativo do Cerrado será lançado no próximo sábado em Minas Gerais

Foto: Guima Café O Guima Café, marca de café especial do Grupo BMG, ...

Festuris Gramado terá participação da Argentina

Foto: Divulgação/Festuris Com o retorno frenético do mercado turístico, as viagens, inclusive internacionais, ...