Ministério da Agricultura descarta transmissão do coronavírus por meio de comida congelada

Depois que uma província chinesa detectou o material genético do novo coronavírus em um pacote de asas de frango originário do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou uma nota dizendo que não há comprovação científica de transmissão do vírus a partir de alimentos congelados ou embalagens. 

Após a detecção dos traços do vírus, as autoridades chinesas testaram outras amostras de carne do mesmo lote e os resultados foram negativos. As pessoas que tiveram contato com o material também não contraíram o vírus. 

De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, a China ainda não fez uma notificação oficial sobre o ocorrido. Já o setor de carnes do Brasil ainda analisa informações sobre alerta emitido por uma província chinesa que disse ter detectado coronavírus em embalagens de asas de frango importadas do Brasil.

A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade, no entanto, ressaltou em nota que “ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”.

“A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus”, acrescentou a associação, que citou organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O governo de Shenzhen, no sul da China, disse que amostra de asa de frango congelada importada do Brasil testou positivo para o coronavírus, o que gera temores no país oriental de que embarques de alimentos contaminados possam causar novos surtos locais da doença.

Fonte: Brasil 61

Últimas notícias

CNC mantém trabalho para alavancar consumo global de café

O Conselho Nacional do Café (CNC) participa ativamente da Força-Tarefa Público-Privada do Café ...

Live da Favesu apresenta novidades para suinocultura

A organização da 6ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu) iniciou, na ...

Crédito para custeio beneficia o planejamento no campo

A linha de crédito rural para custeio antecipado é uma importante ferramenta de ...

Preços de café batem recordes no mês de fevereiro no Espírito Santo

Os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em ...

Morre um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro

Dragão TE morreu no dia 1º de março e deixa importante legado para ...