Missão brasileira avalia ações de cooperação internacional em reunião regional das Américas

Foto: Freepik

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está entre as instituições que compõem a missão brasileira na XXI Reunião Anual Regional das Américas do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag) e na XI Reunião Consultiva sobre o Mecanismo da Avaliação e Coordenação de Desastres das Nações Unidas das Américas (Undac), ambas realizadas a partir desta segunda-feira (7), em Buenos Aires, na Argentina, até o dia 9 de novembro. A Conab está representada pela superintendente de Abastecimento Social, Diracy Lacerda. A delegação brasileira participante está sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Anúncio

Durante o evento, os países deverão definir os planos de trabalho regionais para 2023, bem como discutir sobre os padrões de qualidade, a localização e alianças das equipes médicas de emergência, a incorporação da metodologia e dos processos pelas equipes de busca e resgate e possível integração de outros desastres à resposta emergencial das equipes de busca e resgate, com prioridade para inundações, além de debaterem sobre as lições aprendidas em operações da Undac no Haiti em 2021 (devido a terremoto), e no Paraguai em 2022 (seca).

Anúncio

Reconhecida amplamente na esfera nacional por sua expertise na operacionalização de doações de alimentos a grupos populacionais tradicionais específicos, a Conab também se destaca na execução de doações de alimentos no âmbito internacional, conforme prevê a Lei Nº 12.429/2011, que autoriza o Poder Executivo a doar estoques públicos de alimentos para a assistência humanitária. A Companhia integra o grupo de trabalho interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, coordenado pela ABC. Nesse cenário, e a partir de demandas do Ministério das Relações Exteriores, a Companhia já procedeu à doação, nos portos de origem no Brasil, no período de 2011 a 2022, de aproximadamente 358.000 toneladas de alimentos básicos, tais como arroz, milho em grãos e feijão, a 45 países.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...

Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 37,44 bilhões

Em comparação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de quase 4,4% ...

Empresas apresentarão novidades na Fruit Attraction Brasil

Para impulsionar o legado da horticultura brasileira e o mercado de frutas e ...

Conab estima redução na safra brasileira de grãos

Foto: Freepik A sétima estimativa da safra de grãos 2023/2024, divulgada pela Companhia ...