Missão comercial brasileira na Arábia Saudita busca ampliar negócios do agro

Desde o início da semana passada, uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e empresários de vários setores do agronegócio brasileiro estão na Arábia Saudita em uma missão comercial, com o objetivo de promover networking, possibilidades de negócios e novas oportunidades para o setor, ampliando a participação brasileira nesse importante mercado árabe. 

A Missão Comercial Brasil-Arábia Saudita, que é a maior missão do agronegócio brasileiro já realizada no país, está sendo coordenada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, em parceria com a adidância agrícola e a embaixada do Brasil em Riade. O grupo conta com mais de 30 representantes de 17 empresas dos setores de açaí, xarope de frutas, carne bovina e de aves, peixes amazônicos, arroz, café verde, soja e pulses. O papel do Mapa na missão é promover encontros entre os empresários brasileiros e interessados sauditas. 

Continua após o anúncio

“A missão objetiva maior participação dos produtos brasileiros no mercado saudita e diversificação na pauta exportadora que, atualmente é concentrada nas principais commodities produzidas no Brasil”, avalia o adido agrícola em Riade, Adriano Perrelli Pestana de Castro. 

O Brasil é o principal fornecedor de produtos do agronegócio para o Reino da Arábia Saudita. Em 2021, o Brasil teve participação em 9% dos produtos agropecuários importados pelo mercado saudita, seguido pela Índia com 8%, Estados Unidos 7%, Emirados Árabes Unidos com 6 % e Argentina com 5%. O Brasil lidera as exportações de carne de frango, açúcar, soja, carne bovina e mantém papel de destaque na exportação de milho, trigo e bovinos vivos, com grande possibilidade de diversificação na pauta exportadora.

Na última quinta-feira (10), foi realizada reunião com a Federação de Câmaras do Comércio Saudita (FSC), onde os empresários brasileiros apresentaram seus produtos e oportunidades de negócios. Também já foram realizadas na capital, Riade, visitas às feiras ExpoHalal e Biofach Saudi Arabia, além de reuniões com importantes grupos varejistas como Lulu Hypermarkets, Al Othaim Markets e Alemunajem. Ontem (13) ocorreram reuniões com a rede varejista Panda Hypermarket e BinDawood Market, no município de Jeddah.

Fonte: MAPA

Últimas notícias

Agroindústrias receberão Serviços de Inspeção de consórcios públicos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoverá cerimônia de Integração dos Consórcios ...

Alimentos produzidos por povos indígenas e assentados serão entregues pela Conab

Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará duas entregas de alimentos ...

Senac-ES abre três mil vagas gratuitas para cursos à distância em diversas áreas

Foto: Freepik O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) está ...

Mais de seis mil garrafas de azeite de oliva falsificado e 28 toneladas de feijão são apreendidas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 6.031 garrafas de azeite de ...

Grupo busca parceria para ampliar exportação de madeira para a China

Uma delegação brasileira de empresários e representantes do setor madeireiro está construindo uma ...