Monitoramento dos cultivos de verão analisa o impacto do clima na safra 2024/25

Foto: Julio Huber

Foi divulgado na última quinta-feira (27), a edição de março do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), com dados e informações parciais desse mês sobre o clima nas lavouras no Brasil. De acordo com o estudo, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os maiores volumes de chuva ocorreram no Centro-Norte do país, favorecendo os cultivos de primeira e segunda safras.

Anúncio

A umidade no solo foi suficiente para o desenvolvimento das lavouras na maioria das áreas, exceto em parte do Nordeste e no Norte de Minas. Também houve restrição hídrica em algumas áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido às chuvas irregulares e mal distribuídas, que afetaram a semeadura e o início do desenvolvimento de parte do milho da segunda safra.

Os dados espectrais mostram condições favoráveis de desenvolvimento das lavouras, sobretudo dos cultivos de primeira safra. Apesar do atraso na semeadura da soja, o índice de vegetação (IV) da safra atual evoluiu acima da média e da safra passada durante a maior parte do período reprodutivo das lavouras.

Anúncio

Contudo, em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, houve uma desaceleração no crescimento do índice da safra atual em dezembro e janeiro, devido à falta de chuvas e às temperaturas elevadas. Atualmente, o índice da safra atual mostra que a semeadura do milho segunda safra evoluiu satisfatoriamente, na maioria dos estados, e que a maior parte das lavouras está se desenvolvendo sob condições favoráveis.

O estudo mostra ainda que a colheita do arroz está evoluindo rapidamente. Os baixos volumes de precipitação e os dias ensolarados nos principais estados produtores têm contribuído para o avanço da operação. No geral, a produtividade e a qualidade do produto estão boas. No entanto, no Rio Grande do Sul, observa-se uma heterogeneidade na qualidade dos grãos, devido às irrigações intermitentes e às altas amplitudes térmicas.

O BMA é uma publicação mensal, resultado da colaboração entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O trabalho conta, ainda, com a colaboração de agentes que contribuem com dados pesquisados em campo.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...