Morre Manelito Dantas, primo de Ariano Suassuna e responsável por uma das mais conhecidas produções de queijo de cabra do país

Morreu nesta terça-feira (28), Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, que era primo de Ariano Suassuna e responsável pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá. Figura querida na região, ele morreu aos 83 anos, em Campina Grande, devido a complicações de uma cirurgia de vesícula. 

O velório será realizado a partir das 16h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério de Taperoá.

Anúncio

Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família. Pioneiro, tornou a fazenda uma referência em todo o país.

Anúncio

A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. É também, um exemplo de um sistema único de produção viável para 90% do semiárido brasileiro, utilizando-se da preservação de aspectos sociais e culturais. 

O produtor Manelito administrava com seus cinco filhos a fazenda, que está na posse sucessiva da família, desde o século 18 (8ª e 9ª geração, respectivamente). Veja abaixo a lista de gerações que administraram a fazenda copiada por Ariano Suassuna especialmente para Manelito:

Na última quinta-feira (23), Manelito Dantas Vilar gravou um vídeo para o Dia D da Fazenda Taperoá, encontro anual que, este ano, devido à pandemia de covid-19, teve que ser realizado online. A gravação acabou sendo o último registro de Manelito ainda com vida. Assista:

Fonte: Click PB

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...