Morre Manelito Dantas, primo de Ariano Suassuna e responsável por uma das mais conhecidas produções de queijo de cabra do país

Morreu nesta terça-feira (28), Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, que era primo de Ariano Suassuna e responsável pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá. Figura querida na região, ele morreu aos 83 anos, em Campina Grande, devido a complicações de uma cirurgia de vesícula. 

O velório será realizado a partir das 16h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério de Taperoá.

Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família. Pioneiro, tornou a fazenda uma referência em todo o país.

A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. É também, um exemplo de um sistema único de produção viável para 90% do semiárido brasileiro, utilizando-se da preservação de aspectos sociais e culturais. 

O produtor Manelito administrava com seus cinco filhos a fazenda, que está na posse sucessiva da família, desde o século 18 (8ª e 9ª geração, respectivamente). Veja abaixo a lista de gerações que administraram a fazenda copiada por Ariano Suassuna especialmente para Manelito:

Na última quinta-feira (23), Manelito Dantas Vilar gravou um vídeo para o Dia D da Fazenda Taperoá, encontro anual que, este ano, devido à pandemia de covid-19, teve que ser realizado online. A gravação acabou sendo o último registro de Manelito ainda com vida. Assista:

Fonte: Click PB

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...