Mundo digital é uma oportunidade de negócios no agro

O agronegócio avançou fortemente em termos de digitalização durante a pandemia do novo coronavírus, por meio da rápida adoção de soluções tecnológicas para a compra de insumos, para a venda de produtos, para realização de treinamentos, para assistência técnica remota, para o planejamento e monitoramento de lavouras e dos animais, entre outros.

Apesar dessa evolução, o agronegócio pode crescer ainda mais no mundo digital, em especial, as empresas que atuam “antes da porteira”, ou seja, os fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos e implementos e de insumos em geral – sementes, fertilizantes, defensivos biológicos, defensivos agrícolas,  substratos e condicionadores de solo.

Anúncio

De acordo com Fernando Cartier e Luciana Duarte, especialistas em marketing digital e em profissionalização de departamentos de marketing, que lideram o movimento X500, a realização de negócios no agro é conduzida, geralmente, de forma tradicional.

“Porém, o mercado está em transformação com uma utilização cada vez maior de ferramentas e tecnologias relacionadas à internet e, num futuro muito próximo, a maioria dos negócios também seguirá por este caminho, como já está acontecendo em outros setores”.

Anúncio

Por isso, os especialistas reforçam a urgência de que as empresas que atuam antes da porteira ampliem e fortaleçam sua presença digital. Isso porque um trabalho profissional de marketing digital resulta em uma série de benefícios econômicos e institucionais, incluindo maior rentabilidade, comunicação mais assertiva de vendas, prospecção ainda mais ativa, geração de novas demandas, maior poder de atração para os produtos e maior exposição do portfólio ou de um produto específico aos clientes e aos futuros compradores.

Dados da IAB Brasil apontam que 74% dos consumidores brasileiros fazem pesquisa na internet antes de comprar produto ou serviço. E, isso vale também para as empresas. “A reputação de uma marca no mundo digital pode interferir em seu negócio. Se ela possui uma presença digital consolidada, com uma campanha de marketing digital profissional, certamente, seus resultados, em todos os aspectos, serão potencializados”, finaliza Cartier.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...

Formação inédita do Senac-ES capacita jovens autistas em análise sensorial de cafés em Guaçuí

Um grupo de jovens atentos, curiosos e donos de uma percepção naturalmente apurada ...

Fazenda Santa Maria será novo polo turístico do Caparaó

A Fazenda Santa Maria, um dos mais importantes patrimônios históricos de Muniz Freire ...