Nater Coop lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade no Espírito Santo

A Nater Coop, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, alcança um marco significativo no cenário agroindustrial do Espírito Santo. Em um movimento pioneiro na região, a cooperativa está lançando seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS), abordando uma matriz de sustentabilidade que analisa pontos cruciais e adere às normas globais, posicionando-se à frente de muitas empresas.

Este lançamento, que acontece nesta sexta-feira (08), durante o Encontro de Conselheiros e Lideranças Cooperativistas 2023, é patrocinado pela OCB/ES, refletindo a visão de futuro da cooperativa em se tornar referência no agronegócio regional, com ênfase em inovação e sustentabilidade.

Anúncio

Marcelino Bellardt, diretor-geral da Nater Coop, destaca que a sustentabilidade é um dos pilares do crescimento da cooperativa. “O foco do planejamento estratégico será nas frentes ambientais e sociais. Já temos grandes avanços na parte de governança”, disse.

Anúncio

A cooperativa, que em 2022 registrou uma receita de R$ 1,44 bilhão, representa não apenas um sucesso econômico, mas também um conjunto de desafios em um mercado competitivo dominado por grandes empresas. Para se manter à frente e garantir um crescimento contínuo, a Nater Coop está intensificando a adoção das melhores práticas empresariais, especialmente nos pilares ESG: boa governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

O diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, destaca a importância do Relatório de Sustentabilidade

Bellardt ressalta que, em 2022, essa pauta surgiu para a estratégia corporativa da Nater Coop e, com apoio de uma consultoria externa, foi possível identificar os temas ESG mais importantes para a cooperativa.

“Nesse documento abordamos áreas sociais, ambientais e de governança corporativa, oferecendo uma visão abrangente das atividades, conquistas e desafios enfrentados ao longo de 2022. O relatório, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), reflete o compromisso que temos em prestar contas das nossas atividades de maneira transparente, ampliando a comunicação com o mercado e a sociedade”, enfatiza.

É importante notar que este relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) na versão 2021, uma organização internacional que estabeleceu um padrão global para relatórios de sustentabilidade. A adesão a essas normas contribui para aumentar a transparência e a responsabilidade corporativa, fornecendo informações consistentes e comparáveis sobre o desempenho em questões de sustentabilidade.

Com esse lançamento, a Nater Coop reforça seu compromisso não apenas com o sucesso econômico, mas também com a responsabilidade ambiental e social, estabelecendo um novo padrão no setor agroindustrial do Espírito Santo e demonstrando sua liderança na integração dos princípios ESG em suas operações e estratégias futuras.

NATER COOP – Com 59 anos de atuação, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com mais de 21 mil cooperados, mais de 1.300 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. A instituição tem lojas de produtos agropecuários em cerca de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível. Também fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Rações Coope (Nutrição Animal), Liva (ovos) e Pronova (café). A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e já exporta para mais de 30 países.

Fonte: P6 Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva retorna com força, encerrando período seco

Os próximos dias serão marcados por uma instabilidade significativa em boa parte do ...

Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do ...

Gengibre capixaba chega à Europa com exportação direta para a Holanda

O Espírito Santo continua se destacando no comércio de gengibre, alcançando 40 países ...

Brasil tem motivos para celebrar o Dia Mundial do Algodão

Foto: Abapa/Divulgação Hoje (07) é celebrado o Dia Mundial do Algodão. A data ...

Live gratuita reúne especialistas para falar de controle biológico na cafeicultura

Foto: Divulgação Especialistas participarão de uma live gratuita, que terá como tema: “Controle ...