Nater Coop lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade no Espírito Santo

A Nater Coop, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, alcança um marco significativo no cenário agroindustrial do Espírito Santo. Em um movimento pioneiro na região, a cooperativa está lançando seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS), abordando uma matriz de sustentabilidade que analisa pontos cruciais e adere às normas globais, posicionando-se à frente de muitas empresas.

Este lançamento, que acontece nesta sexta-feira (08), durante o Encontro de Conselheiros e Lideranças Cooperativistas 2023, é patrocinado pela OCB/ES, refletindo a visão de futuro da cooperativa em se tornar referência no agronegócio regional, com ênfase em inovação e sustentabilidade.

Anúncio

Marcelino Bellardt, diretor-geral da Nater Coop, destaca que a sustentabilidade é um dos pilares do crescimento da cooperativa. “O foco do planejamento estratégico será nas frentes ambientais e sociais. Já temos grandes avanços na parte de governança”, disse.

Anúncio

A cooperativa, que em 2022 registrou uma receita de R$ 1,44 bilhão, representa não apenas um sucesso econômico, mas também um conjunto de desafios em um mercado competitivo dominado por grandes empresas. Para se manter à frente e garantir um crescimento contínuo, a Nater Coop está intensificando a adoção das melhores práticas empresariais, especialmente nos pilares ESG: boa governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

O diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, destaca a importância do Relatório de Sustentabilidade

Bellardt ressalta que, em 2022, essa pauta surgiu para a estratégia corporativa da Nater Coop e, com apoio de uma consultoria externa, foi possível identificar os temas ESG mais importantes para a cooperativa.

“Nesse documento abordamos áreas sociais, ambientais e de governança corporativa, oferecendo uma visão abrangente das atividades, conquistas e desafios enfrentados ao longo de 2022. O relatório, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), reflete o compromisso que temos em prestar contas das nossas atividades de maneira transparente, ampliando a comunicação com o mercado e a sociedade”, enfatiza.

É importante notar que este relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) na versão 2021, uma organização internacional que estabeleceu um padrão global para relatórios de sustentabilidade. A adesão a essas normas contribui para aumentar a transparência e a responsabilidade corporativa, fornecendo informações consistentes e comparáveis sobre o desempenho em questões de sustentabilidade.

Com esse lançamento, a Nater Coop reforça seu compromisso não apenas com o sucesso econômico, mas também com a responsabilidade ambiental e social, estabelecendo um novo padrão no setor agroindustrial do Espírito Santo e demonstrando sua liderança na integração dos princípios ESG em suas operações e estratégias futuras.

NATER COOP – Com 59 anos de atuação, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com mais de 21 mil cooperados, mais de 1.300 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. A instituição tem lojas de produtos agropecuários em cerca de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível. Também fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Rações Coope (Nutrição Animal), Liva (ovos) e Pronova (café). A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e já exporta para mais de 30 países.

Fonte: P6 Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...