Nater Coop: novo modelo de governança amplia participação de cooperados

Serão selecionados 73 delegados que vão atuar regionalmente como cooperados líderes, estreitando o relacionamento entre a gestão da cooperativa e seus associados

A Nater Coop está introduzindo na sua estrutura de gestão a figura do cooperado líder, um modelo que fortalece a governança da instituição e que ainda é novidade entre cooperativas do agronegócio. Previsto na Lei das Cooperativas (5764/71), o modelo já é utilizado em instituições do segmento de crédito, mas pouco difundido no agro. Com mais de 19 mil cooperados distribuídos em diferentes municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, a cooperativa pretende, com a iniciativa, estreitar o relacionamento entre a gestão e esse público.

Devido à sua abrangência geográfica de atuação, a participação dos cooperados nas assembleias gerais, que geralmente ocorrem no município sede (Santa Maria de Jetibá), acaba sendo restrita, seja pela distância para participação presencial ou pela dificuldade de sinal de internet em algumas localidades, que não permite a participação on-line.

Anúncio

“Com esse projeto, buscamos uma gestão mais participativa e transparente, estimulando nossos associados a participarem do processo decisório da cooperativa por meio de delegados regionais, na figura dos cooperados líderes”, detalha Denilson Potratz, presidente da Nater Coop. Ele enfatiza que a iniciativa contribui para fortalecer a governança da instituição, alinhando cada vez mais a gestão da cooperativa e os interesses dos associados.

Anúncio

A Nater Coop abriu inscrições para os interessados a se candidatar a cooperado líder. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro e a escolha dos 73 delegados será feita por meio de votação dos associados. Os eleitos vão exercer um mandato de dois anos (2023- 2025) e serão capacitados para atuar de forma mais participativa, representando os cooperados em suas respectivas regiões. “É uma forma de criar um canal de comunicação estruturado entre a cooperativa e os seus cooperados, por meio dos delegados regionais”, explica Potratz.

Fonte: Pauta 6 Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...