Nater Coop premia produtores em Torneio de Silagem no norte do estado

O projeto visa incentivar a produção desse tipo de alimento para atender a nutrição das vacas leiteiras em períodos de seca

A Nater Coop realizou, na última sexta-feira (27), a premiação do 2° Torneio de Silagem. O evento, que acontecerá em Nova Venécia, premiará as três melhores propriedades inscritas. O objetivo do projeto é incentivar a produção de volumoso (silagem) de forma eficiente, buscando atender as necessidades nutricionais das vacas leiteiras, principalmente nos períodos sazonais, quando não se tem disponibilidade de pasto suficiente para o rebanho, com reflexo na produtividade leiteira.

De acordo com o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz, a silagem de milho é um alimento estratégico para a produção de leite e carne no Brasil. “A alimentação representa a maior parte dos custos de produção de leite. Contudo, se for ofertado um volumoso de boa qualidade, haverá um impacto de redução nesse custo. Por isso, atualmente a silagem é um dos principais componentes da dieta de bovinos”, diz.

Anúncio

“Após muitos dados coletados entre nossos cooperados fornecedores de leite e trabalhos de pesquisa junto à cadeia leiteira do Espírito Santo, o mais recente e amplo realizado pelo Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), comprovou-se que grande parte do nosso problema de falta de leite no período seco do ano se deve a outra falta: a de volumoso disponível para nossas vacas”, conta Potratz.

Anúncio

Denilson também afirma que isso se dá especialmente em função da sazonalidade na produção das pastagens, ocasionada pelas variações de temperatura, precipitação de chuvas e comprimento dos dias, levando a um grande déficit na disponibilidade de alimento forrageiro (plantas usadas, pincipalmente, na alimentação de animais) e perdas produtivas dos rebanhos bovinos.

A iniciativa desse projeto é da Nater Coop que, nesta edição, conta com a parceria institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES), além da parceria técnica da Agroflex, Biomatrix, Yara, Nogueira, TMF e Rações Coope, que é uma das marcas da Nater Coop.

SOBRE O TORNEIO – O Torneio de Silagem acontece anualmente e os produtores cooperados podem se inscrever para terem suas lavouras de milho para silagem acompanhadas pelos técnicos, do plantio à colheita. Devido ao excesso de chuvas do final do ano, o plantio teve que ser adiado e por isso a premiação de 2022 será realizada agora. A Nater Coop anuncia também que as inscrições para o Torneio de Silagem 2023 serão abertas em breve, com previsão de premiação para o mês de outubro.

As lavouras dos cooperados participantes são avaliadas sob diferentes aspectos relacionados à produtividade e, ao final, são premiados os três primeiros colocados.

PREMIAÇÃO

1º lugar: 1 Kit bar completo (cervejeira, máquina de gelo e chopeira)

2º lugar: 1 Smart TV 50”

3º lugar: 1 Vale combustível de R$ 1.500,00 no Posto Rede Nater

Fonte: Nater Coop

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...