Ninho de vespas assassinas é encontrado e exterminado

Foto: Yasunori Koide/Wikimedia

Julio Huber

Anúncio

O primeiro ninho de vespas gigantes asiáticas, conhecidas como vespas assassinas, foi destruído no estado norte-americano de Washington, de acordo com autoridades estaduais. Este é o primeiro ninho a ser destruído no ano de 2021. O ninho foi encontrado pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA), no condado rural de Whatcom, na última semana.

O ninho consistia em nove camadas de favo e tinha quase 1.500 vespas em vários estágios de desenvolvimento, disse a WSDA em um comunicado à imprensa. A equipe aspirou 113 vespas operárias do ninho, além de pegar outras 67 vespas com redes na área.

Anúncio

As vespas gigantes asiáticas ganharam o apelido de “vespas assassinas” porque entram em uma “fase de matança”, na qual matam as abelhas decapitando-as, segundo as autoridades. O ninho foi encontrado a cerca de 400 metros do local onde outro foco de vespas foi avistado em 11 de agosto.

“Embora estejamos felizes por ter encontrado e erradicado este ninho tão cedo na temporada, esta detecção prova o quão importante continua a ser o relatório público”, disse Sven Spichiger, entomologista responsável pela WSDA.

“Acreditamos que haja mais ninhos por aí e, como este, esperamos encontrá-los antes que possam produzir novas rainhas”, disse. A WSDA enviará a parte da árvore com o ninho para a Washington State University para uma análise mais aprofundada, disse o comunicado.

As vespas gigantes asiáticas são as maiores do mundo e podem crescer até cinco centímetros de comprimento, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os insetos vivem nativamente na região do norte da Índia ao Leste asiático. Eles se alimentam de abelhas e outros insetos, e algumas vespas podem destruir uma colmeia em apenas algumas horas, disse o WSDA.

O “vespão” é considerado invasor nos Estados Unidos e foi relatado pela primeira vez na área da Ilha de Vancouver, no Canadá, em agosto de 2019, e desde então foi detectado no extremo noroeste do estado de Washington, de acordo com o USDA.

Picadas podem ser fatais em humanos

De acordo com o etomologista Sven-Erik Spichiger, pelo tamanho da vespa, há uma quantidade superior de veneno em sua picada, se comparado com o de outros insetos. “Diferente de abelhas, por exemplo, que morrem após picar, por perder seu ferrão, a vespa gigante asiática pica várias vezes e administra doses maiores de veneno, que é bastante tóxico e cria necrose localizada ao redor da ferida”, alertou.

Segundo ele, as picadas podem ser fatais. “A maioria das publicações no Japão, por exemplo, diz que elas são responsáveis por 30 a 50 mortes por ano. Nós não queremos nenhum cidadão mexendo em um ninho de vespas gigantes. Trajes típicos de proteção contra abelhas não protegem contra as picadas das vespas asiáticas. O ferrão desse inseto tem 6 mm e atravessa facilmente a maioria dos tecidos”, destaca.

Vespas podem chegar ao Brasil

Em maio do ano passado, a Revista Negócio Rural produziu uma reportagem com alertas de autoridades brasileiras para o risco da chegada das vespas asiáticas ao Brasil. Na ocasião, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disseram que estudavam formas de bloqueio para que o inseto não chegasse ao país. Clique aqui e leia a reportagem completa publicada no ano passado pela Revista Negócio Rural.

Com informações: CNN

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Maior feira de agronegócio do Espírito Santo tem inicio com debates sobre mercado e inovação

Fotos: Pedro Dutra Bruno Caetano A 6ª edição da Feira de Agronegócios Cooabriel ...

Queijo nasceu antes da escrita e ajudou a mudar a alimentação humana, aponta especialista

Foto: Freepok Muito antes de ocupar espaço em tábuas de degustação e na ...

Festival da Cachaça vai preparar caipirinha de 1.500 litros e reunir atrações em São Roque do Canaã

Fotos: MKV Áudio Visual São Roque do Canaã se prepara para viver mais ...

Contadores serão capacitados para orientar empresas de turismo sobre cadastro do Ministério do Turismo

Foto: Divulgação/Sebrae-ES O Sebrae/ES e o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo ...

Espírito Santo cria mostra para aproximar produtores de conilon especial e compradores

Foto: Seqg O Espírito Santo vai sediar a primeira edição da Mostra de ...