No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

Foto: Freepik

A origem do café, assim como sua data comemorativa, é incerta. A mais famosa lenda conta que um pastor etíope chamado Kaldi teria notado que suas cabras tinham um comportamento mais agitado após consumir o fruto vermelho de uma planta específica. Da mesma forma, pouco se sabe sobre a data de 14 de abril (Dia Mundial do Café), mas especula-se que a Organização Internacional do Café tenha realizado um evento em 1997 na China, e a data tornou-se uma celebração anual.

Anúncio

De qualquer forma, é inegável a importância e a influência do café na história mundial e do Brasil, assim como sua importância econômica. O cultivo do café começou em torno de 1730, quando foram trazidas as primeiras mudas da Guiana Francesa. De acordo com o professor de História do Colégio Marista Santa Maria, Edson Liberato, as plantações começaram no Pará e logo se disseminaram para o Nordeste e Sudeste do Brasil. “Durante o século XIX esse foi o carro-chefe das exportações, declinando apenas no século XX”, afirma.

Anúncio

Atualmente o Brasil é responsável por 30% da produção mundial. Por ser uma das bebidas mais consumidas do mundo, é também a segunda maior commodity no mercado financeiro mundial, perdendo apenas para o petróleo, como explica a professora de Geografia do Colégio Marista Santa Maria, Vania Gomes Celso.

Confira 6 curiosidades sobre o café para celebrar a data:

Origens míticas: a palavra “café” vem do termo árabe “qahwa”, que significa vinho. Segundo uma famosa lenda, o café foi descoberto por um pastor etíope chamado Kaldi, que notou o comportamento energético de suas cabras após consumirem os frutos vermelhos. Fascinado, ele também experimentou os frutos e sentiu uma sensação similar, levando à disseminação do café pelo mundo.

Ouro negro: o café é comumente referido como “ouro negro” devido ao seu valor econômico e influência global. É uma das commodities mais negociadas no mundo, com um mercado global estimado em bilhões de dólares anualmente.

Efeito revolucionário: os cafés frequentemente foram locais de encontro para intelectuais, artistas e revolucionários ao longo da história. Estabelecimentos como o Café Procope, em Paris, foram centros de atividade política e cultural durante a Revolução Francesa.

Jornada do grão: o processo de cultivo, colheita e produção do café é uma jornada fascinante. Os grãos de café geralmente são cultivados em regiões tropicais e subtropicais, como Brasil, Colômbia e Etiópia, antes de serem colhidos, processados, torrados e moídos para consumo.

Mudanças climáticas: a produção global de café está sentindo o efeito das mudanças climáticas. Pesquisas já sinalizam que as áreas propícias de cultivo vão sofrer redução drástica, pois a planta não tolera altas temperaturas, granizo nem geadas. Dessa forma, as plantações devem migrar para regiões mais frias, com temperaturas abaixo de 23 ºC. 

Impacto na saúde e bem-estar: estudos científicos sugerem que o café, consumido com moderação, pode trazer uma série de benefícios à saúde, incluindo a melhoria do desempenho cognitivo, redução do risco de doenças como diabetes tipo 2 e Parkinson, e até mesmo a promoção de uma vida mais longa.

Fonte: PG1 Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

Fotos: Divulgação Secretário de Turismo de Canela (RS), Gilmar Ferreira e a esposa ...

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Erik Araujo/@prooffroad_adventure A contagem regressiva começou para o Polenta Off Road 2024, ...

Porto no Norte do país é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

Foto: Divulgação DCIM\100MEDIA\DJI_0180.JPG O porto de Santos não é a principal escolha dos ...

Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Fotos: Renan Donato/Findes Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona, mais conhecido como Paulo Baraona, ...

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Foto: Divulgação O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos ...