Nova cooperativa mirim é fundada no município de Cariacica

A Cooper PCB, que foi fundada por 37 sócios-fundadores, é a nona cooperativa mirim do Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou mais uma cooperativa mirim. No último dia 24 aconteceu a assembleia de constituição da Cooperativa Mirim Presidente Castelo Branco, a Cooper PCB. A coop mirim é formada por alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Presidente Castelo Branco, localizado no município de Cariacica.

A criação do grupo é fruto do projeto de expansão do programa Cooperativa Mirim. A Cooper PCB já é a nona coop mirim em atuação no estado, além de ser a primeira apadrinhada pelo Sicoob Sul-Serrano.

Anúncio

A assembleia de constituição foi prestigiada por representantes do Sicoob e do Sistema OCB/ES, além de membros da comunidade escolar. Entre os participantes estavam o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim; a diretora operacional da cooperativa de crédito, Mayara Bittencourt Caus; a supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob Central ES, Sandra Martins; e a analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Bianca Rocha.

Anúncio

A diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano afirmou que a constituição da Cooper PCB foi um momento de grande alegria para a cooperativa.

“Ver os adolescentes fazendo a constituição da cooperativa por meio da assembleia, lendo e explicando o estatuto, elegendo os membros do Conselho de Administração e Fiscal, foi emocionante e nos encheu de orgulho. Temos certeza de que o projeto continuará trazendo inúmeros benefícios à comunidade escolar, ensinando e preparando jovens para o futuro por meio do desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, gestão de conflitos, finanças e comunicação”, afirmou Mayara Caus.

Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, comemorou a chegada do programa Cooperativa Mirim a mais um município. “Fui criado em Cariacica e reconheço o papel que a educação e o cooperativismo empenharam na minha vida. Fico muito feliz pelo fato de que essas crianças e adolescentes poderão vivenciar o movimento por meio do programa. Isso com certeza engrandecerá a trajetória escolar e pessoal delas”, disse.

PLANOS E OBJETIVOS DA COOPERATIVA – A Cooper PCB reúne alunos dos anos finais do ensino fundamental. A coop mirim já conta com 37 alunos associados, que são considerados sócios-fundadores. As atividades da cooperativa serão guiadas pelo professor orientador Juliano Santana e pela professora orientadora Alair Firme. O docente Juliano acredita que até mesmo o processo de criação da coop mirim contribui para a formação dos adolescentes.

“O processo de formação da cooperativa já vem ajudando os associados no seu crescimento educacional, seja por meio do trabalho em equipe, da disciplina, do protagonismo ou do conceito de democracia. Após a constituição todos esses quesitos continuarão a ser fortalecidos, além da liderança, gestão, organização, autonomia e empreendedorismo”, avaliou o professor.

O chup-chup gourmet será objeto de aprendizagem produzido e comercializado pelos cooperados mirins. É a partir da venda dessa iguaria que os alunos irão arrecadar fundos para manter o funcionamento da coop e planejar os objetivos a serem alcançados.

De acordo com Santana, durante os próximos meses alguns dos planos previstos são fortalecer os princípios cooperativistas entre os sócios-fundadores; criar a página oficial da cooperativa nas redes sociais e absorver o máximo de conhecimento do Encontro de Cooperativas Mirins, que será realizado no próximo dia 1º de dezembro.

Para comandar as atividades neste primeiro ciclo, os membros da coop realizaram a eleição dos seus conselhos durante a assembleia de constituição. Confira, abaixo, os alunos que ocuparão os cargos de liderança:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente: Maria Alice Dalarmelino Lourenço
  • Vice-presidente: Luiz Guilherme Rosa Santos
  • Tesoureira: Emili Dalarmelino Lourenço
  • Tesoureiro: Paulo César Leite Dias
  • Tesoureiro: Daniel Adrian de Oliveira Bruschi
  • Secretária: Lanna Correa Lopes
  • Vice-secretário: Nathan Stevan Ninz de Oliveira

VOGAIS

  • Tassiany Moraes Pacheco
  • Pedro Henrique Salvador
  • Paulo Victor Coutinho

CONSELHO FISCAL EFETIVO

  • Ágatha Santos de Souza
  • Ana Claúdia Vieira da Cruz
  • Bianca França Neves

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

  • Débora Helena Ferreira Tamborim
  • Kauã Ricardo Martins Nascimento
  • Lucas Coutinho Pereira

CRESCIMENTO DO PROGRAMA NO ESTADO – No último mês de outubro o programa Cooperativa Mirim completou cinco anos no Espírito Santo, data de fundação das três primeiras cooperativas mirins do estado. Ao longo desse período, o programa se fortaleceu e alcançou novos marcos, como em 2023, com a expansão do programa em escolas públicas.

A primeira cooperativa mirim formada por estudantes de instituições da rede pública de ensino, a Coop-Sul, foi fundada em maio deste ano e, desde então, outras cinco coops foram criadas. A previsão é de que mais uma coop mirim seja organizada ainda este ano, para alcançar a meta de dez coops mirins atuantes no Espírito Santo.

Fonte: Sistema OCB

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...