Nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade é lançada

Foto: Sebastião Araújo/Embrapa

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou a nova cultivar de feijão tipo “carioca” BRS FC406. A cultivar se destaca na safra das águas na Região Central do Brasil pela produtividade, até 20% superior às demais do mercado, além do potencial produtivo de 4.000 quilos por hectares e resistência a doenças como a antracnose e a mancha-angular.

Anúncio

Segundo a Embrapa, a cultivar também apresenta características interessantes para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração de grãos, com aspectos muito semelhantes à cultivar Pérola.

Anúncio

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo. A cultura é de grande importância social e econômica, compreendendo sistemas de produção em pequenas, médias e grandes propriedade, distribuídas em todo o país.

Por causa das resistências à antracnose e à mancha-angular e maiores produtividades alcançadas, comparadas com outras cultivares, a BRS FC406 é posicionada para safra de verão e safra da seca. “Caso o produtor resolva plantar no inverno, ele não vai obter resultado tão bom” explica o pesquisador Pedro Sarmento, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.

PESQUISAS – Nos últimos anos, os trabalhos de pesquisa do feijoeiro-comum caminharam com o foco na diversificação do portfólio de cultivares, posicionando-as de forma específica para determinadas regiões e épocas de cultivo, observando clima e incidência de pragas e doenças. Assim, a BRS Estilo foi desenvolvida para as épocas das águas e da seca, em virtude das plantas terem porte mais ereto e grãos mais claros, enquanto a BRS FC402 para a época de inverno, dada a alta resistência ao fungo fusarium e doenças de solo.

Visando ao fortalecimento da cadeia produtiva do feijão, a Embrapa trabalha para oferecer ao produtor mais segurança, apresentando tecnologias confiáveis para condução sustentável de suas lavouras.

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...