Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

Foto: Julio Huber

Após um extenso período de calor intenso e clima seco, a região Sudeste do Brasil volta a registrar chuvas significativas. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, que enfrentavam a falta de precipitações desde meados de abril, começam a experimentar um alívio nas condições climáticas.

Anúncio

Por mais de 150 dias, diversas áreas, como o estado de Minas Gerais e boa parte do interior de São Paulo, sofreram com baixíssimos níveis de umidade e quase nenhuma chuva, agravando o calor e os desafios climáticos. No entanto, um conjunto de sistemas meteorológicos está revertendo esse padrão, trazendo alívio à população.

A presença de um cavado, uma área alongada de baixa pressão atmosférica, combinada com a passagem de uma frente fria marítima, trouxe a umidade necessária para o retorno das chuvas. Esses sistemas começaram a atuar na última quarta-feira (9), e devem continuar influenciando o clima nos próximos dias, mantendo o tempo instável na região Sudeste. Além disso, há previsão de uma nova frente fria com características continentais que deverá atravessar a região, reforçando a continuidade das chuvas. Esse conjunto de fatores meteorológicos é fundamental para dissipar o calor que perdurou por meses.

Anúncio

As primeiras precipitações já mostram volumes expressivos em várias cidades. Em Cananéia (SP), foram registrados 18,9 mm de chuva nas últimas 24 horas; Petrópolis (RJ) acumulou 25,2 mm; Padre Paraíso (MG) impressionou com 85 mm, enquanto Serra (ES) acumulou 73,9 mm. Belo Horizonte, que estava há 171 dias sem chuvas significativas, finalmente registrou precipitação, encerrando o longo período de estiagem.

Na tarde de terça-feira (8), Belo Horizonte registrou a tarde mais quente de 2024 até o momento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anotou uma temperatura máxima de 36,2°C na estação meteorológica de Santo Agostinho, localizada no centro da capital mineira. O monitoramento climático nessa estação ocorre desde 1910. Para comparação, nas ondas de calor de 2023, a mesma estação registrou 37,5°C em 25 de setembro e 37,3°C em 13 de novembro.

MAIS CHUVAS – Nos próximos dias, a previsão é de continuidade do clima instável, com a chegada de uma nova frente fria que trará mais chuvas para a região. Os mapas de acumulados de precipitação destacam o norte do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais como áreas com previsão de volumes superiores a 60 mm nos próximos dias.

Esse cenário favorece a diminuição das temperaturas, proporcionando alívio do calor e indicando o retorno de um padrão climático mais típico da primavera, com chuvas mais regulares nas regiões centrais do Brasil.

Com a atuação contínua desses sistemas meteorológicos, a expectativa é que o Sudeste finalmente volte a um período de clima mais ameno, com chuvas regulares e a recuperação dos níveis de umidade, que foram severamente prejudicados pelos meses de seca.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Semana Internacional do Café (SIC) termina hoje com programação intensa

Foto: Divulgação Semana Internacional do Café Com o tema principal “Café em Transformação ...

Festuris abre 37ª edição em Gramado, que reúne mais de 60 destinos internacionais

Fotos: Festuris/Divulgação A noite desta quinta-feira (6), marcou a solenidade oficial de abertura ...

Exportação de café pelo Espírito Santo deve alcançar a segunda maior receita cambial da história

Foto: VLI/Divulgação A exportação de café pelo Espírito Santo deve ultrapassar US$ 1,063 ...

Feira da Agroindústria termina nesta sexta-feira (07) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Fotos: Lucas S. Costa/ALES Segue até esta sexta-feira (07), na área externa da ...

Fiscalização de produtos de origem vegetal ganha reforço com novo regulamento

Foto: Freepik O Decreto nº 12.709, que estabelece o novo regulamento para a ...