Obra de segunda fábrica brasileira de biochar da NetZero é lançada no Espírito Santo

Foto: Leonardo Tononi/Governo do ES

O Espírito Santo terá a segunda fábrica do Brasil da empresa NetZero. A green tech francesa é uma startup pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar. O lançamento oficial do início da obra ocorreu na manhã de ontem (11), no município de Brejetuba, na Região Serrana do Estado.

Continua após o anúncio

Dezenas de pessoas participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental, entre elas produtores de café e o vice-governador do Estado e secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. O investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões.

De acordo com Ferraço, o projeto pioneiro da NetZero está em sintonia com os investimentos que o Espírito Santo almeja. “A chegada desta inovação ao Estado trará diversos benefícios, desde ambiental até econômico e social, porque reúne algo fundamental, que é a cooperação. A primeira experiência do projeto no Espírito Santo tinha de começar por Brejetuba, uma região que produz muito café, e de qualidade”, afirma Ferraço.

A fábrica ficará a 25 quilômetros de distância da anterior, que fica em Lajinha (MG), e se beneficiará de melhorias notáveis em hardware e software. A escolha do novo local é estratégica e tem um triplo objetivo. Primeiro, capitalizar sobre essa proximidade para facilitar o trabalho das equipes de pesquisa e desenvolvimento, a fim de acelerar as iterações tecnológicas.

Em segundo lugar, ampliar a cooperação com a cooperativa Coocafé, já parceira no primeiro local, a fim de atrair rapidamente novos cafeicultores com base na primeira parceria. Também se pretende demonstrar a relevância do seu modelo, fundamentado na implantação de unidades de produção de tamanho intermediário em imediata proximidade com as fontes de biomassa, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção de biochar e simplificar a logística das operações.

A nova fábrica, que estará operacional no início de 2024, produzirá anualmente 4.500 toneladas de biochar, permitindo a remoção da atmosfera de mais de 6.500 toneladas equivalentes de CO2, enquanto fornecerá um corretivo do solo sustentável para os agricultores locais. A fábrica é uma parceria com a Coocafé, cooperativa que reúne mais de 10 mil produtores de café e tem um forte foco em sustentabilidade, desempenha um papel essencial na promoção do modelo local, encorajando os agricultores a aderir ao projeto.

“A unidade de Brejetuba confirma o interesse que o biochar tem despertado nos agricultores, nossos principais parceiros. O nosso modelo é totalmente adequado às necessidades e à realidade local, o que é um essencial para o aumento de escala. Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a Coocafé e seus produtores, que são pioneiros no uso do biochar em grande escala”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador da NetZero e CEO da NetZero Brasil.

Visualmente semelhante ao carvão vegetal, o biochar é obtido pela extração do carbono contido nos resíduos vegetais por meio da pirólise. Esse processo permite estabilizar de forma duradoura o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera durante a fotossíntese.

Além de seus benefícios climáticos validados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o biochar tem propriedades agronômicas notáveis: ele atua no solo como uma esponja de carbono que retém água e nutrientes no nível da raiz da planta, permitindo reduzir de forma duradoura o uso de fertilizantes e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade da cultura, melhorando assim a renda do agricultor.

Além da fábrica em Lajinha, que já conta com 30 funcionários brasileiros, e da construção de Brejetuba, uma terceira unidade está prevista para ser construída no Brasil ainda neste ano.

Fonte: NetZero

Últimas notícias

Café vencedor do Cup of Excellence Brazil é vendido por R$ 84,5 mil a saca

O leilão dos lotes vencedores do Cup of Excellence Brazil 2023 registrou, na ...

Falta de chuva faz governo do Espírito Santo decretar estado de alerta

Foto: Julio Huber Julio Huber A escassez de chuva no Espírito Santo está ...

Advogado explica como lei sobre pesticidas pode auxiliar o setor agro brasileiro

A polêmica decisão do Senado sobre a Lei de Pesticidas, após mais de ...

Clima vai prejudicar a produção de grãos na safra atual

Foto: iStock Os produtores brasileiros deverão colher 312,3 milhões de toneladas de grãos ...

Coocafé conquista prêmio nacional por excelência em gestão

A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), que atua no Espírito ...