OCB/ES completa 49 anos de atuação a serviço do cooperativismo capixaba

Entidade que representa e atua na defesa do cooperativismo capixaba, a OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo, completa 49 anos neste sábado (4). Criada em 1972, a instituição tem como propósito dar assistência técnica às cooperativas do estado, estabelecer parcerias com instituições e autoridades e realizar a divulgação do movimento cooperativista.

Desde o surgimento das primeiras cooperativas no Espírito Santo até hoje, a OCB/ES testemunhou transformações que marcaram a história do cooperativismo capixaba, como a consolidação do movimento nas áreas rurais do estado e a diversificação de produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos cooperativistas.  

O compromisso com os anseios e necessidades das cooperativas, assim como sua postura ética e a resiliência, são marcas que caracterizam a história da OCB/ES e que prevalecem até hoje. É o que afirma o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim. 

“Fortalecer e dar visibilidade ao trabalho realizado pelas cooperativas do Espírito Santo sempre foi a nossa premissa. Temos muito orgulho em pensar o quanto a OCB/ES já se movimentou em prol do movimento cooperativista no nosso estado e, apesar dos diversos desafios encontrados no caminho, nunca desistimos. A perseverança e a cooperação são características que definem bem a trajetória da nossa organização”, destacou.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, entende que as conquistas da OCB/ES sempre estiveram atreladas às realizações das cooperativas capixabas. Na avaliação da liderança, esse vínculo favoreceu o desenvolvimento de ambos.

“Não há como dissociar a história do cooperativismo capixaba da história da OCB/ES. Ambas se entrelaçaram criando uma relação próxima e duradoura que gerou muitos benefícios para o nosso modelo de negócio no Espírito Santo. Assim como as nossas cooperativas encontraram apoio para executarem seus projetos em nossa organização, elas nos instigaram a vislumbrar oportunidades para o crescimento do movimento cooperativista”, disse.

Reforçando os vínculos com as cooperativas

O caráter inovador e a preocupação em estar perto das cooperativas – características que fazem parte desses 49 anos de história da OCB/ES – também ganharam destaque nos últimos dois anos. Com o advento da pandemia, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo buscou novas formas de se fazer presente, mesmo a distância. 

Para estreitar ainda mais a relação com as coops ao longo desse período, foi criada, em 2020, uma série de encontros virtuais com os diferentes setores que compõem o cooperativismo capixaba. A iniciativa foi uma necessidade vislumbrada e sugerida pela Diretoria Executiva da organização, intitulada Reuniões Setoriais.

Com isso, os participantes puderam conhecer ações e serviços disponibilizados pela organização, debatem estratégias, realizam avaliações de satisfação e sugerem focos de atuação que possam vir a fortalecer o movimento cooperativista. E neles, foi possível obter um retorno do trabalho que é desenvolvido. 

Em todos os encontros, lideranças cooperativistas, dirigentes, gestores e conselheiros aproveitaram a oportunidade para elogiar a atuação da entidade representativa, reconhecendo os esforços empenhados para amparar as cooperativas e a sua participação protagonista para fazer com que esse modelo de negócio se tornasse o que ele é hoje no Espírito Santo: conhecido, reconhecido e valorizado pelos capixabas. 

Fonte: OCB/ES

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...