Oficina de certificação e comercialização de produtos orgânicos é realizada em Linhares

A certificação e comercialização de produtos orgânicos foi tema de uma oficina realizada pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Linhares. No evento foram apresentadas as diferentes formas de garantir a qualidade orgânica e discutidos os mecanismos de comercialização direta. 

A oficina foi realizada, na última semana, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama, e contou com a participação de 37 pessoas, entre agricultores e assentados; técnicos do Incaper; representantes da câmara de vereadores de Linhares, além de bolsistas, estagiários, técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e técnicos do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) de São Gabriel da Palha. Também teve a presença do secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot. 

Anúncio

A realização da oficina compõe uma das metas do projeto “Estruturação de Organizações de Controle Social no norte do Espírito Santo e avaliação dos impactos econômicos e sociais na vida dos agricultores familiares”, fomentado pela Fundação de Amparo Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O projeto é desenvolvido pelo Incaper nos municípios de Linhares, Jaguaré e Aracruz.

Anúncio

Durante a atividade, foram levantadas questões como locais adequados para realização de feiras orgânicas; apoio necessário para os agricultores; mecanismos de controle da qualidade dos produtos orgânicos; entre outras. O coordenador do ELDR do Incaper de Linhares, Daniel do Nascimento Duarte, explicou que o projeto prevê o intercâmbio dos produtores para conhecer experiências de diferentes municípios.

“Um dos objetivos do projeto é promover o aumento da renda dos agricultores, por meio da comercialização de produtos orgânicos. Essa oficina foi um espaço de debate de ideias para que possamos construir estratégias de produção de comercialização desses alimentos, além de fortalecer a organização social dos agricultores. Novas etapas do projeto devem ser cumpridas nas próximas semanas”, destacou Duarte.

Texto: Andreia Ferreira/Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...