Onda de frio histórica trará neve, geada e temperaturas abaixo de zero no Brasil

O fim de maio de 2025 reserva uma mudança brusca no clima em grande parte do Brasil. A primeira e poderosa onda de frio do ano está chegando e promete marcar este outono com um dos episódios mais intensos de resfriamento em 2025. A previsão inclui neve, geadas e recordes de temperatura mínima em diversas regiões, inclusive no Sudeste, onde o frio vai surpreender.

No Sul, o impacto será severo, com temperaturas negativas nos três estados. Mas o ar polar não ficará restrito à região: ele avança com força pelo interior do país, derrubando os termômetros em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e até do Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Anúncio

A CHEGADA DO FRIO – A frente fria começa a atuar com intensidade já na quarta-feira, 28 de maio, trazendo queda nas temperaturas máximas no Sul. Ainda no dia 28, o vento gelado avança até o Mato Grosso do Sul. No dia seguinte, 29 de maio, a massa de ar frio atinge São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e chega ao extremo sul do Acre e do Amazonas.

O pico do frio está previsto para sexta-feira, 30 de maio. As temperaturas mínimas caem acentuadamente em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando especialmente São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Espírito Santo, onde já se espera queda expressiva da temperatura máxima no sábado, 31 de maio.

Anúncio

Mesmo as regiões menos afetadas diretamente pelo ar polar, como o Espírito Santo, sentirão os reflexos. A queda de temperatura será perceptível em cidades como Vitória, e mais intensa no sul capixaba, especialmente nas áreas de maior altitude, onde o frio será mais marcante.

RECORDE DE TEMPERATURAS – Até 26 de maio, a menor temperatura registrada no país havia sido de -3,2°C em São Joaquim (SC). Com essa nova onda, os termômetros podem chegar a -7°C na serra catarinense. No Sudeste, cidades do Sul de Minas e da divisa entre São Paulo e Paraná poderão registrar mínimas entre 3°C e 5°C. O norte paulista, Triângulo Mineiro e sul de Goiás devem marcar entre 5°C e 10°C. No Espírito Santo, especialmente nas áreas serranas do Caparaó e da região do Capixaba Central Serrano, os termômetros podem se aproximar dos 10°C — o que representa um frio incomum para o estado.

CAPITAIS ENTRE OS EXTREMOS – Capitais como Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande e Cuiabá devem registrar recordes de frio. São Paulo deve marcar entre 8°C e 10°C, bem abaixo do recorde anterior, de 13,3°C. Em Belo Horizonte, a queda mais acentuada da temperatura ocorrerá no fim de semana. Vitória, embora menos afetada, também sentirá o ar gelado no sábado, com ventos frios e temperaturas abaixo da média.

PRIMEIRA NEVE DE 2025 – A combinação de umidade e frio intenso cria condições ideais para a primeira neve do ano no Brasil. A expectativa é de que o fenômeno ocorra entre o fim da tarde de 28 de maio e a madrugada do dia 29, especialmente nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades como Gramado, Canela e Caxias do Sul estão entre as que podem registrar o espetáculo. No sul do Paraná, há chance de chuva congelada.

GEADA EM VÁRIAS REGIÕES – Logo após a neve, o frio seco assume, favorecendo a formação de geadas brancas — o congelamento do orvalho sobre superfícies. A geada poderá ocorrer com força no Sul, com risco para a agricultura. Também há possibilidade de geada em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, incluindo o norte de São Paulo, sul de Minas e pontos mais altos do Espírito Santo. Nas partes serranas do Caparaó capixaba, a sensação térmica será ainda mais baixa, embora sem risco significativo para as lavouras.

MAIS FRIO PELA FRENTE – Logo nos primeiros dias de junho, uma nova massa de ar polar deve avançar. Entre o enfraquecimento da primeira frente fria e a chegada da próxima, não haverá tempo suficiente para aquecimento significativo. Ou seja: o frio se manterá firme no centro-sul do Brasil até pelo menos o dia 3 de junho.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...