Operação apreende 450 toneladas de sementes ilegais de soja

Foto: Seapdr

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul apreenderam, esta semana, mais de 450 toneladas de sementes ilegais e piratas de soja. Os produtos estavam depositados em quatro locais, com valor estimado de R$ 1.350.000 com base nos preços praticados pelos fraudadores.

Foram encontrados também agrotóxicos proibidos no Brasil, armas e documentos. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Em um dos locais, os policiais civis flagraram os fraudadores queimando as embalagens de agrotóxicos. Eles irão responder pelos crimes de contrabando, ambiental e de defesa do consumidor.

As investigações tiveram início em junho, após os órgãos federais e estaduais receberem denúncia de que sementes piratas de soja (sem origem e procedência) estavam sendo vendidas, em larga escala, nos municípios de Santa Bárbara do Sul e Almirante Tamandaré do Sul como se fossem certificadas.

As sementes de soja certificadas apresentam, em razão da qualidade, valor de mercado mais elevado e são reconhecidas pela sua denominação e produtividade.

De acordo com a investigação, no esquema ilegal, as sementes de baixa qualidade eram produzidas e vendidas aos agricultores, que acabam sofrendo elevados prejuízos.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...