Operação Colheita 2021 promete levar mais segurança ao interior do Espírito Santo

Foto: Hélio Filho/Secom

Foi lançada oficialmente, na manhã desta sexta-feira (21), no município de São Gabriel da Palha, a Operação Colheita 2021, que consiste em reforçar o policiamento ostensivo da região rural durante todo o período de colheita de café, cana-de-açúcar, abacaxi e outros cultivos, que ocorrem entre os meses de maio e novembro. Serão empregadas 200 viaturas em todo o Estado, sendo 110 em escala extra. O investimento é de R$ 1.496.277,36 com o pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).

O objetivo da ação é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do Estado. A Polícia Militar fará o reforço do policiamento buscando maior estreitamento da relação com os moradores do meio rural, bem como intensificar as ações de abordagens a veículos e pessoas e, também, ações conjuntas com outros órgãos, entre eles, a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O governador Renato Casagrande destacou a importância da reestruturação das forças de segurança em todos os cantos do Espírito Santo. “Recebemos hoje muitas reclamações da ocorrência de furtos, roubos e até homicídio no interior do Estado. Com esse reforço no policiamento, estamos dando hoje um passo a mais para atacar esse problema. É muito importante que o agricultor observe e acione imediatamente as forças de segurança”, reforçou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), Julio Cezar Mendel, comemorou a iniciativa. “O belo trabalho que a Polícia Militar vem fazendo nas cidades, automaticamente se expande para o meio rural. Esses agricultores que trabalham de sol a chuva, às vezes perdem um ano de trabalho em uma hora, por isso venho parabenizar essa ação”, declarou.

O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, falou sobre a parceria do Governo do Estado com os municípios. “Tenho certeza que nosso município terá muitas conquistas com essa parceria. São Gabriel da Palha é grande, mas é grande com a ajuda de todos. Sabemos da importância dessas viaturas e de dar mais segurança aos agricultores. Uma viatura faz muita diferença e traz o respeito ao agricultor”, pontuou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, falou mais sobre a iniciativa. “Infelizmente temos um déficit de efetivo que não foi reposto pela administração anterior e estamos realizando um concurso público para recolocar. No momento em que apresentamos a proposta da Operação Colheita, o governador assinou imediatamente. Agora, teremos um grande reforço na área rural e esperamos que as comunidades também participem do processo da segurança pública”, disse.

De acordo com o governo estadual, esse reforço do policiamento ostensivo na Operação Colheita não implica em diminuição do efetivo empregado nas áreas urbanas, uma vez que o efetivo empregado é formado por militares em horários de folga, sob empenho dado por Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).

Fonte: Governo ES

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...