Operação combate crimes ambientais no entorno do Parque Estadual de Itaúnas

Na última semana, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) intensificou a proteção das florestas da zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. Com uma operação estratégica, a equipe mirou o combate ao furto de madeira nativa, um crime que ameaça a biodiversidade da região e coloca em risco espécies valiosas e, em alguns casos, ameaçadas de extinção.

A ação foi resultado de uma força-tarefa que reuniu o Iema, a Polícia Ambiental, a empresa Suzano S.A. e especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Durante a operação, dois locais foram identificados como alvos da extração ilegal. Árvores imponentes, como Oiticica, Braúna e Quina de Rego, estavam sendo derrubadas, cortadas em pedaços e removidas clandestinamente, em um esquema que segue sob investigação.

Anúncio

O servidor do Iema, Gustavo Rosa, explicou que, além de localizar os pontos de extração, as equipes recolheram parte da madeira retirada ilegalmente e reforçaram o monitoramento da área. “É um trabalho contínuo para proteger nossas florestas e identificar os responsáveis por essas atividades que causam sérios danos ambientais”, comentou.

Além de fiscalizar os fragmentos florestais, a operação também abordou propriedades rurais ao redor, orientando moradores sobre os limites legais para o uso da madeira nativa. A mobilização é um lembrete da importância da preservação e do papel da sociedade na denúncia de crimes ambientais, que podem ser reportados presencialmente ou no site oficial do Iema.

Anúncio

Fonte: Iema

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Novas regras para transporte de produtos agropecuários em voos

Foto: Freepik Viajantes brasileiros precisam ficar atentos a novas regras para o transporte ...

Moqueca, praias e histórias seculares são convites para o verão no litoral capixaba

Foto: Everton Thiago/PMVV O litoral do Espírito Santo possui belas praias, com culinária ...

Preço da cesta básica de alimentos em dezembro tem queda puxada por leite, arroz, açúcar, café e óleo

Foto: Freepik Food donations on the table. Text Donation. Close up. A Companhia ...

Manual com orientações contábeis para cooperativas é atualizado pela OCB/ES

Foto: OCB/ES O Sistema OCB/ES lançou, no final do último ano, a nova ...

Algodão sustentável do Brasil atende a exigentes mercados nacionais e internacionais

Foto: Divulgação Além de abastecer a indústria têxtil brasileira, a produção nacional de ...