Outono chegará com frente fria e chuvas intensas no Sul e Sudeste do país

Foto: Julio Huber

A partir do dia 19 deste mês, a chegada de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio deverá provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas na Região Sul do país. 

Continua após o anúncio

Entre a noite de sexta-feira e o sábado (19), as chuvas intensas devem atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná e o leste de São Paulo no final de sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir do domingo (20), no final do dia, as chuvas intensas devem atingir o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e zona da mata mineira.

Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm e os ventos poderão ser maiores que 60 km/h, principalmente em localidades próximas ao litoral. A figura abaixo apresenta a previsão de acumulado de chuva entre os dias 16/03/2022 e 23/03/2022. As áreas em tons de rosa indicam totais de chuva em torno de 200 mm.                          

FRIO – Entre domingo (20) e segunda-feira (21), o avanço do ar frio deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste. As temperaturas máximas não devem passar de 19°C em Porto Alegre e em São Paulo, 18°C em Curitiba, 20°C em Florianópolis e 21°C no Rio de Janeiro. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 5ºC em várias cidades do Sul do país.

Nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense, as temperaturas podem ficar próximas a 0°C. A figura acima apresenta a previsão de temperatura mínima para as 6h (horário de Brasília) do dia 20/03 (domingo). Tons em azul escuro indicam temperaturas previstas por volta de 10°C.

Fonte: Ministério da Agricultura

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...