Outubro começa com frente fria e fortes rajadas de vento

A frente fria que avança pelo Brasil nesta quarta-feira marca a chegada do primeiro grande sistema frontal de outubro, trazendo instabilidades e mudanças no clima em várias regiões. O sistema avança de forma lenta, gerando chuvas fortes e ventos intensos, principalmente no Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com expectativa de intensificação nos próximos dias.

Desde terça-feira, o Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, já tem registrado chuvas significativas. Segundo o INMET, Passo Fundo teve o maior volume, com 43,6 mm nas últimas 6 horas, com chuvas moderadas a fortes. Outras cidades, como São Luiz Gonzaga (33,2 mm), Lagoa Vermelha (24,8 mm) e Vacaria (15,6 mm), também tiveram precipitações expressivas. O CEMADEN confirmou acumulados ainda maiores, com Passo Fundo chegando a 55,4 mm e Ijuí com 46,4 mm, destacando o potencial de alagamentos e enxurradas.

Anúncio

Além da chuva, o contraste entre o ar quente do centro do Brasil e o ar frio trazido pela frente fria está gerando ventos intensos, com rajadas de até 91 km/h em Passo Fundo, o que pode causar quedas de árvores e interrupções nos serviços. Rajadas fortes também foram registradas em Santo Augusto (65 km/h), Cruz Alta (63 km/h) e São Luiz Gonzaga (52 km/h), representando riscos para a rotina local.

Anúncio

O sistema deverá continuar avançando lentamente, afetando áreas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 70 km/h em regiões costeiras. Nos próximos dias, a frente fria trará instabilidades para Mato Grosso do Sul e São Paulo, com alerta para temporais, especialmente na faixa leste paulista, onde ventos podem superar 50 km/h.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Foto: Erica Frank Uliana/Seag A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está ...

Brasil exporta suínos reprodutores de elite via aérea para a Colômbia

Foto: Agroceres PIC Em 2023, país passou a importar animais do topo da ...

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...