‘Painel Agro’ apresentará dados da Produção Agropecuária do Espírito Santo

Nesta quarta-feira (24), às 16 horas, por meio de um seminário on-line, que será transmitido no canal do IncaperTV no Youtube será apresentado o Painel de Dados da Produção Agropecuária do Espírito Santo, o “Painel Agro”, recentemente desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), sob a coordenação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A novidade vai disponibilizar séries históricas de dados da produção agropecuária do Estado.

Os objetivos do painel são organizar e divulgar os dados da produção agropecuária do Estado, a fim de facilitar a consulta destes dados para o planejamento de políticas públicas. A iniciativa ainda possibilita a realização de consultas de gráficos e visualização de relatórios pré-definidos, com os dados da produção agropecuária.

Além das pesquisas oficiais e já conhecidas, o painel também disponibiliza para a sociedade um conjunto de informações que contextualizam a situação da agricultura de cada um dos municípios capixabas. O público poderá visualizar e navegar por dados da produção da fruticultura e, principalmente, da olericultura, tais como gengibre, inhame e morango, que não constam na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujos dados levantados são considerados “pesquisas experimentais”.

O projeto teve o apoio financeiro de recursos da primeira chamada pública do banco de projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O painel é um dos resultados obtidos no projeto “Desempenho da agropecuária nos municípios do Espírito Santo nos últimos 10 anos e impactos socioeconômicos”, que é coordenado pela doutora em Economia e pesquisadora do Incaper, Edileuza Galeano.

De acordo com ela, o desenvolvimento do Painel Agro supre uma demanda por dados da produção dos setores rurais do Estado. “No que diz respeito aos indicadores de valor bruto da produção estadual, é de fundamental importância o acompanhamento e mensuração do que é produzido no Espírito Santo e a divulgação dos dados”, completou.

Irão participar da apresentação do Painel Agro, o Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, representantes do Incaper, do Prodest e do IBGE.

Para acompanhar o Painel Agro, basta acessar o link: www.youtube.com/IncaperTV e/ ou https://youtu.be/UDTYCdZfSDY

O painel estará disponível no site do Incaper e as dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...