‘Painel Agro’ apresentará dados da Produção Agropecuária do Espírito Santo

Nesta quarta-feira (24), às 16 horas, por meio de um seminário on-line, que será transmitido no canal do IncaperTV no Youtube será apresentado o Painel de Dados da Produção Agropecuária do Espírito Santo, o “Painel Agro”, recentemente desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), sob a coordenação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A novidade vai disponibilizar séries históricas de dados da produção agropecuária do Estado.

Os objetivos do painel são organizar e divulgar os dados da produção agropecuária do Estado, a fim de facilitar a consulta destes dados para o planejamento de políticas públicas. A iniciativa ainda possibilita a realização de consultas de gráficos e visualização de relatórios pré-definidos, com os dados da produção agropecuária.

Continua após o anúncio

Além das pesquisas oficiais e já conhecidas, o painel também disponibiliza para a sociedade um conjunto de informações que contextualizam a situação da agricultura de cada um dos municípios capixabas. O público poderá visualizar e navegar por dados da produção da fruticultura e, principalmente, da olericultura, tais como gengibre, inhame e morango, que não constam na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujos dados levantados são considerados “pesquisas experimentais”.

O projeto teve o apoio financeiro de recursos da primeira chamada pública do banco de projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O painel é um dos resultados obtidos no projeto “Desempenho da agropecuária nos municípios do Espírito Santo nos últimos 10 anos e impactos socioeconômicos”, que é coordenado pela doutora em Economia e pesquisadora do Incaper, Edileuza Galeano.

De acordo com ela, o desenvolvimento do Painel Agro supre uma demanda por dados da produção dos setores rurais do Estado. “No que diz respeito aos indicadores de valor bruto da produção estadual, é de fundamental importância o acompanhamento e mensuração do que é produzido no Espírito Santo e a divulgação dos dados”, completou.

Irão participar da apresentação do Painel Agro, o Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, representantes do Incaper, do Prodest e do IBGE.

Para acompanhar o Painel Agro, basta acessar o link: www.youtube.com/IncaperTV e/ ou https://youtu.be/UDTYCdZfSDY

O painel estará disponível no site do Incaper e as dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...