Pandemia faz a procura por cursos do Sebrae bater recorde histórico

A pandemia do novo coronavírus está levando muitos empreendedores e potenciais empresários a buscarem mais qualificação, de modo online. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, as inscrições nos cursos oferecidos pela instituição cresceram significativamente nos três primeiros meses de isolamento social.

Em todo o ano passado, 1,1 milhão de empreendedores fizeram os cursos do Sebrae. Em 2020, o número de inscritos nesses cursos já atingiu a marca recorde de 1,5 milhão de pessoas. O curso mais procurado é o de Marketing Digital, que passou de 60 mil interessados em 2019 para 177 mil este ano, saindo da segunda para a primeira colocação entre os conteúdos mais buscados.

Anúncio

Com a pandemia, muitos empresários se viram obrigados a fechar as portas e passar a vender seus produtos de modo online, para manter os negócios em funcionamento. O marketplace, uma plataforma até então adotada por poucos, passou a ser não apenas uma possibilidade de negócios, mas uma necessidade de sobrevivência.

Anúncio

“As empresas passaram a procurar mais o Sebrae para saber como usar o digital, como vender pela internet”, ressalta a analista de Soluções do Sebrae, Raquel Bentes. No ano passado, por dia, cerca de seis mil pessoas se inscreveram no curso, mas em 2020 a média diária está em torno de 11 mil empreendedores, sendo que, em abril, essa marca chegou a 15 mil interessados.

Nesse momento de pandemia, em que as empresas precisam enfrentar a ausência presencial dos clientes, a busca por novas ferramentas de venda online tornou o marketing digital algo muito poderoso em relação ao tradicional. “O alcance, a interatividade com o consumidor e o foco de investimentos é maior. Além disso, o empresário tem a possibilidade de monitorar melhor os resultados das ações. O mesmo acontece em relação à gestão financeira, o segundo curso mais procurado no Sebrae”, diz Raquel Bentes. Segundo a analista, o curso já conta, este ano, com 168 mil inscritos. Nele, o empreendedor aprende a fazer o fluxo e o controle de caixa da empresa, além de estoques, entre outras ações.

Ninguém nasce sabendo, principalmente a atividade empreendedora. Para definir um perfil ideal para um tipo de negócio ou aprimorar o que já existe, o Sebrae também oferece o curso “Aprender a Empreender”. Em 2019 a instituição atendeu 105 mil pessoas nesse curso, alcançando a terceira colocação entre os mais procurados pelos empresários. Nele são ministradas aulas sobre mercado, marketing aplicado ao cotidiano, apuração de resultados, entre outras disciplinas.

Segundo Raquel Bentes, a tendência é que aconteça uma procura ainda maior pelos cursos do Sebrae, já que não é mais exigida, das pessoas interessadas, a condição de dispor de um CNPJ. Os cursos agora podem ser frequentados por qualquer pessoa interessada em empreender.

“Aos responsáveis e idealizadores dos cursos do Sebrae oferecidos gratuitamente, meus parabéns, eu finalizei agora a pouco o curso de Marketing Digital para Empreendedores e achei fantástico. Conteúdo, didática, o canal perfeito não parou um minuto, não caiu a conexão, tudo perfeito, realmente estou satisfeitíssimo”, comenta Tiago Silva, que é professor universitário de pós-graduação em Jundiaí (SP). “Divulguei o curso nas minhas redes sociais e também nas Universidades que leciono”, observou.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...