Parceria com Prefeitura de Vitória garante produtos de coops na alimentação escolar

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini recebeu, na manhã da última sexta-feira (31), representantes de seis cooperativas capixabas que atuam no segmento agricultura familiar e membros do Sistema OCB/ES. O encontro teve como objetivo central a aquisição de produtos dessas coops para compor a alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

Por parte da administração do município, participaram, além do chefe do Executivo, a secretária de Educação, Juliana Toniati, e servidores ligados ao tema.  O momento também contou com os presidentes da Coopram, Darli Schaefer (que também preside a Unicafes/ES); da Cooperfruit, Washington Machado; da CAF Serrana, Selene Tesch; da CAF Cariacica, Davi Barcelos; assim como o vice-presidente da Clac, Luciano Luiz; o diretor financeiro da CAF de Afonso Cláudio, Jadir Leite; e a secretária de Agropecuária, Rafaela Tesch.   

Anúncio

Do Sistema OCB/ES, participaram o diretor-executivo, Carlos André Santos de Oliveira; o assessor de Relações Institucionais, David Duarte; o estagiário de Relações Institucionais, Renan Reis; e a analista de Monitoramento Theresa Raquel Trancoso. O momento ainda contou com diversos cooperados das coops envolvidas, que levaram itens produzidos em suas propriedades e prestigiaram a reunião.

Anúncio

PARCERIA – A aquisição dos gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar por parte da Prefeitura de Vitória foi publicada no Diário Oficial do dia 24 de março deste ano. Somados, os contratos têm um investimento de quase R$ 3,9 milhões. O número apresenta um crescimento em relação a 2022, quando o recurso empenhado girou em torno R$ 2 milhões (ou 45% do recurso do ano, 15% a mais do que é previsto pela legislação).

Os dados foram destacados pela secretária de Educação da cidade de Vitória, Juliana Toniati, que também falou sobre a qualidade dos itens que vêm das cooperativas. Para nós, é uma extrema alegria estar aqui nessa agenda e construindo essa parceria junto com vocês, com todo o desenvolvimento que fazem e com a qualidade que entregam. Queremos seguir tendo os seus produtos em nossos refeitórios, levando às nossas crianças e adolescentes uma alimentação natural e saudável, que traz impacto”, disse.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, agradeceu ao prefeito e toda a equipe envolvida na formalização da parceria pela valorização do trabalho realizado pelos produtores da agricultura familiar. De acordo com a liderança cooperativista, o investimento e a abertura do Executivo municipal são exemplos para os demais municípios.

“O que vemos aqui é uma preocupação genuína de garantir uma alimentação de qualidade para os alunos. Tenham certeza de que as nossas cooperativas seguirão trabalhando, junto com seus cooperados, com esmero, eficácia, conexão, carinho e assertividade para continuar fazendo essas entregas. Ver esse trabalho sendo abraçado pela administração pública é motivo de muito orgulho”, frisou.

O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, relatou que fez visitas a unidades educacionais e pode comprovar, na prática, os itens que os produtores cooperados entregam na ponta.  “De fato, as crianças sentem esse carinho que vocês têm ao produzir, manusear, transportar e entregar os produtos nas nossas unidades”, destacou durante a sua fala.

Pazolini também explicou que a ampliação do investimento, que quase dobrou entre 2022 e 2023, foi possibilitada pela inclusão de mais uma refeição nas escolas do município. De acordo com ele, houve a identificação de um baixo rendimento dos estudantes causada por um déficit na alimentação. Hoje, a primeira atividade que os alunos fazem ao chegar nas escolas é se alimentar.

“Isso ajudou a melhorar muito a qualidade de ensino da nossa cidade, e é o trabalho que vocês realizam que faz a diferença. Os itens que vocês entregam certamente atraem atenção das crianças, não apenas pelo aspecto visual, mas pela qualidade e sabor. Somos referência hoje nesse quesito porque os senhores nos ofertam os melhores produtos”, completou.

COOPERATIVAS CELEBRAM CONTRATOS

A celebração dos contratos com a prefeitura da capital também foi bastante comemorada pelas cooperativas. O presidente da Coopram, Darli Schaefer, fortaleceu que a parceria possui um ganho duplo. “Esse dia é muito importante, porque é uma excelente venda que as cooperativas fazem e, ao mesmo tempo, são produtos de qualidade que a prefeitura adquire. A gente espera que outras cidades também possam seguir esse exemplo”, disse.

Para a presidente da CAF Serrana, Selene Tesch, isso significa conexão e valorização. “A cidade não vive sem o campo. E essa parceria contribui para fortalecer essa ligação, também reconhecendo o nosso trabalho. Além disso, a alimentação é um ato de amor, e precisamos compreender isso na escola, na família e na sociedade em geral”, concluiu.

Fonte: Sistema OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...