Parceria entre a pesquisa e o cooperativismo mostra resultados no campo

Foto: Joseani Antunes

Para registrar cinco anos de capacitações na cadeia produtiva de cereais de inverno, promovidas por meio da parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foi produzida uma série de vídeos mostrando como o conhecimento está melhorando os resultados na produção de grãos na Região Sul do BRasil. O “Manejo nos cultivos anuais de grãos” é o tema de abertura da série, apresentando a experiência da cooperativa Cotricampo.

A OCB estima que 64% dos produtores rurais brasileiros são associados ao cooperativismo. Este é o caso da família Casali, que produz grãos em Campo Novo (RS). Na propriedade são 290 hectares com rotação de trigo, soja e milho manejados conforme orientação técnica da equipe da Cotricampo. “A tomada de decisão tem base nos conhecimentos técnicos que vieram da pesquisa e foram testados na minha região. Foi percorrendo esse caminho com segurança que estamos atingindo novos níveis de produção e de comercialização dos grãos”, avalia o produtor Rafael Casali.

Cada passo na lavoura dos Casali é acompanhado de perto pelo departamento técnico do Cotricampo, que conta com 42 profissionais para atender mais de oito mil produtores, em 17 municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. As orientações técnicas têm na rotação de culturas o ponto de partida para os melhores resultados na produção de grãos.

“Fazer a rotação da soja com gramíneas de verão e sucessão com trigo no inverno, tem mantido bons rendimentos nos anos favoráveis e estabilidade em anos ruins. Dessa forma, é possível aumentar e diversificar a renda, diluir custos e riscos, melhorando o fluxo de caixa e o aproveitamento da estrutura, tanto das propriedades quanto da cooperativa”, explica o engenheiro agrônomo Rodolfo Richter.

Todo o conhecimento que está sendo aplicado pelos técnicos da Cotricampo tem o respaldo da pesquisa, com origem tanto através da participação de vários profissionais nas capacitações Embrapa e OCB, quanto na validação de tecnologias na área experimental da cooperativa.

Para o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o segredo da produtividade está no manejo eficiente dos recursos do ambiente, com equilíbrio entre os fatores promotores de rendimento e a proteção da lavoura, sem perder de vista os custos de produção e as tendências do mercado.

“O contingente técnico das cooperativas precisa atuar como vetor para levar as tecnologias até o produtor. A aproximação com a pesquisa preenche uma lacuna neste processo”, afirma o superintendente da OCB, Renato Nobile, destacando que “o elo entre pesquisa, técnico e produtor é a melhor forma para enfrentar os desafios crescentes na agropecuária brasileira”, conclui.

Veja os resultados do trabalho Embrapa-OCB no vídeo produzido em parceria com a cooperativa Cotricampo, em Campo Novo, RS. O lançamento ocorreu ontem (14), mas pode ser assistido clicando aqui!

Parceria – A parceria entre a Embrapa e a OCB iniciou em 2015, com a estruturação das capacitações na cadeia produtiva em cereais de inverno e temas transversais, organizadas pela Embrapa Trigo, com o apoio da Fecoagro/RS, da OCESC/SC e da OCEPAR/PR.

Em cinco anos, já participaram 155 profissionais de departamentos técnicos, multiplicadores em 40 cooperativas que atuam nos estados do RS, SC, PR, MG, SP e respondem por 9% da produção nacional de grãos. Os conhecimentos chegaram a 730 técnicos que atendem 95 mil produtores rurais.

A área de aplicação direta dos conhecimentos foi estimada em 340 mil hectares, com potencial de adoção em 1,4 milhão de hectares. Aumento da produtividade, melhoria na rentabilidade e redução de riscos na produção de grãos são resultados da parceria entre a Embrapa e a OCB.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Uma frente fria avança pelo mar e nesta sexta-feira chega ao litoral de São ...

Pesquisa inovadora busca o controle biológico de principal praga da cana-de-açúcar

Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desenvolve produto inédito e ...

Inscrições abertas para prêmio de qualidade de café arábica do Espírito Santo

Julio Huber O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições ...

Setor agropecuário cai 3,2% no segundo trimestre no Espírito Santo

Foto: Freepik Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) mostram ...

Flores mais indicadas para cultivo na primavera

A primavera, que começa na próxima terça-feira (22), é, sem dúvidas, a estação ...