Parceria entre Sicoob e Sebrae propicia crédito sem burocracia para pequenos empresários

As empresas que já realizam negócios com o Sicoob ES ou aquelas que estão à procura de soluções de crédito terão mais facilidade para obter recursos a fim de manter a saúde financeira do empreendimento e para investir em melhorias.

A instituição financeira cooperativa lançou a plataforma Crédito para Empresas (creditopj.sicoobes.com.br) em um webinar em que o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, apresentou a representantes do Sebrae/ES as soluções de crédito da cooperativa para os empreendedores. 

Continua após o anúncio

LINHAS DISPONÍVEIS – Por meio do portal, podem ser feitas solicitações para as linhas Prosseguir, Capital de giro, Ecoar e Empreendedor. A linha Prosseguir é destinada aos pequenos negócios, e tem a garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), constituído pelo Sebrae. 

“O Fundo poderá ser o avalista da operação quando uma micro ou pequena empresa não tiver as garantias necessárias para conseguir um financiamento. Dessa forma, o acesso ao crédito é ampliado e desburocratizado para as pequenas empresas, agilizando o seu crescimento, o desenvolvimento das localidades em que elas atuam e a geração de emprego e renda”, pontua o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Esse tipo de crédito é acessível para microempreendedores individuais (MEI´s), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). As demais opções abrangem empresas de todos os portes, com condições variadas para cada negócio. 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/ES e superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, diz que a parceria entre a cooperativa de crédito e o Sebrae foi pensada para atender as micro e pequenas empresas, tanto urbanas quanto rurais, que são associadas ao Sicoob ES no Estado, ampliando a atuação da instituição e levando mais opções ao público. 

“Com isso, o Sebrae/ES segue cumprindo a sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, tendo o apoio dessa importante instituição financeira que traz os valores, princípios e propósito do cooperativismo”, reitera.

FACILIDADE – Nailson Dalla Bernadina explica que a demanda por crédito para as empresas é grande no Sicoob ES, por isso a importância de simplificar a contratação de linhas por meio de um portal. 

“No site, o empreendedor pode obter informações sobre cada linha, verificar qual atende à sua necessidade, e solicitar a contratação de forma muito simples e prática, sem precisar ir à agência”, afirma.

Para ter acesso aos recursos, é necessário que a empresa tenha uma conta no Sicoob ES. No caso de MEI, a associação poderá ser realizada por meio do aplicativo Sicoob.  Empreendedores de outros portes podem ir a uma agência para fazer a adesão à cooperativa. 

Os documentos solicitados para a abertura de contas incluem cópia do cartão CNPJ, CPF dos sócios da empresa, contrato social, comprovante de endereço e extrato do Simples Nacional. 

APOIO AOS EMPREENDEDORES – Segundo o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o apoio aos empreendedores é vital para o incremento da economia capixaba. E também para que as empresas continuem ativas, principalmente neste período de desafios em que estamos vivendo. 

“Muitos negócios fecham por falta de recursos para sustentar necessidades do dia a dia. A disponibilidade de linhas de crédito de forma simplificada auxilia o empresário na expansão de suas opções de atuação e na manutenção do negócio”, reflete.

PARCERIA COM OS COOPERADOS – Nailson Dalla Bernadina afirma que a parceria com os cooperados integra a base de atuação do Sicoob ES: “Esse compromisso faz parte da nossa linha de ação e do nosso planejamento estratégico. Em momentos de desafios, como o que estamos vivendo, mais do que nunca temos de ser parceiros das pessoas e dos negócios”, destaca.

Desde o início da pandemia, as cooperativas integrantes do Sicoob ES liberaram mais de 4,8 bilhões de crédito para auxiliar as pessoas e empresas prejudicadas pela pandemia em pacotes que incluíram a prorrogação e a renegociação de dívidas e a liberação de novos créditos, além de linhas para empreendedores e para a manutenção de empregos. 

Saiba mais:

Plataforma Crédito para Empresas – creditopj.sicoobes.com.br

O que é? 

Portal do Sicoob ES para a contratação de linhas para pessoas Jurídicas.

Como contratar?

– Empresas – Solicitar pelo site creditopj.sicoobes.com.br e aguardar o contato da cooperativa ou ir a uma agência do Sicoob ES para abrir a conta e formalizar o pedido de crédito. 

– MEI – Acessar o aplicativo Sicoob, se associar e enviar a proposta pelo chat do aplicativo.

É necessário ter conta no Sicoob ES?

Sim, para análise e deliberação da operação de crédito, será necessário se associar ao Sicoob ES, em uma agência. No caso de MEI, a associação poderá ser realizada por meio do App Sicoob.

Quais os documentos necessários para abrir conta?

– Cópia do cartão CNPJ ativo e regular;

– Cópia do CPF ativo e regular dos sócios e representantes da empresa;

– Contrato Social e suas alterações (se a empresa for MEI, o CCMEI).

– Comprovante de endereço dos sócios e representantes da empresa;

– Extrato do Simples Nacional (se for MEI, declaração de previsão de faturamento ou DASN-Simei).

– Outros documentos poderão ser solicitados.

Linhas disponíveis:

·         Prosseguir

– Destinada aos pequenos negócios, tem a garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), constituído pelo Sebrae.

– Taxa: Pós-fixada a partir de CDI + 0,50 a.m.

– Prazo: Até 60 meses, com até 12 meses de carência.

·         Capital de Giro

– Ajuda a equilibrar o fluxo de caixa da empresa e propicia oportunidades de negócios.

– Taxa: Pré-fixada a partir de 1,14% a.m.

– Pós-fixada a partir de CDI + 0,58 a.m.

– Prazo: Rotativo de 365 dias

– Fixo de 24 meses

·         Ecoar

– Destinado ao financiamento de projetos de geração de energias renováveis, reaproveitamento de água, instalação de fossa séptica ou biodigestores, além de projetos de reciclagem em geral.

– Taxa: Pré-fixada a partir de 0,99% a.m.

– Pós-fixada a partir de CDI + 0,40 a.m.

– Prazo: Até 72 meses.

·         Empreendedor

– Financiamentos para modernização e melhoria da infraestrutura da empresa, como: ampliação e recuperação de obras civis, aquisição e instalação de máquinas e equipamentos novos e usados, bem como móveis e utensílios.

– Taxa: Pré-fixada a partir de 1,14% a.m.

– Pós-fixada a partir de CDI + 0,40 a.m.

– Prazo: Até 96 meses, com até 12 meses de carência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob ES

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...