Pé de café chama atenção pelo tamanho, idade e produção

A propriedade do cafeicultor Renato Kepp, na localidade de São Luiz de Miranda, em Laranja da Terra, recebe orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Enquanto muitos agricultores convidam para um cafezinho, ele apresenta um cafezão. Na propriedade da família está uma planta um tanto quanto peculiar: trata-se do maior e mais antigo pé de café conilon da região, também considerado o maior do Brasil.

O cafeeiro possui seis metros de altura, 50 anos de plantado e 47 anos de produção. Uma situação que definitivamente não se vê todos os dias. Em um vídeo publicado no Instagram do Incaper, Kepp fala sobre a planta e sobre os trabalhos que o Incaper desenvolve.

A colheita, como contou o produtor, sempre é alta em comparação às demais plantas. Em 2008, o pé de café bateu recorde de produtividade. “O pé de café foi plantado em 1970 pelo meu pai. Chegou a produzir 39 Kg de café beneficiado e continua produzindo na faixa de 20 kg a 30 kg por ano”, contou o agricultor.

Renato Kepp é presidente da Associação de Agricultores Familiares de São Luiz de Miranda. Ele chegou a fazer clones do “cafezão”, e diz que é mais resistente a doenças. “Eu também tenho uns clones e percebi uma resistência muito grande à ferrugem”, disse o agricultor.

Se depender de Keep, o gigante tem boas expectativas daqui pra frente. “Ele continua produzindo. Ainda é uma árvore bonita, com expectativa de produção por muitos anos”, afirmou.

A cafeicultura não é a única atividade desenvolvida na propriedade do Renato Keep. O agricultor e sua família são produtores de quiabo há mais de 30 anos e cultivam também inhame e tomate. As atividades são orientadas pelos extensionistas do Incaper Anderson Martins Pilon e Marcelino Silva de Melo, que acompanham a propriedade e prestam assistência à família.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...

Agrishow anuncia alteração da data de realização na edição 2021

A Agrishow anunciou a alteração da data de sua 27ª edição para os ...

Sócio da Cooabriel conquista primeiro lugar no concurso Coffee Of The Year 2020

No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os ...

ExpoSul RaízES começa nesta quarta (02)

O Parque de Exposições de Cachoeiro reabre os portões para receber uma edição ...

Seca no Brasil tende a pressionar preços de café arábica

Tradings de café começam a ter ideia da extensão dos problemas climáticos no ...