Pé de café chama atenção pelo tamanho, idade e produção

A propriedade do cafeicultor Renato Kepp, na localidade de São Luiz de Miranda, em Laranja da Terra, recebe orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Enquanto muitos agricultores convidam para um cafezinho, ele apresenta um cafezão. Na propriedade da família está uma planta um tanto quanto peculiar: trata-se do maior e mais antigo pé de café conilon da região, também considerado o maior do Brasil.

O cafeeiro possui seis metros de altura, 50 anos de plantado e 47 anos de produção. Uma situação que definitivamente não se vê todos os dias. Em um vídeo publicado no Instagram do Incaper, Kepp fala sobre a planta e sobre os trabalhos que o Incaper desenvolve.

A colheita, como contou o produtor, sempre é alta em comparação às demais plantas. Em 2008, o pé de café bateu recorde de produtividade. “O pé de café foi plantado em 1970 pelo meu pai. Chegou a produzir 39 Kg de café beneficiado e continua produzindo na faixa de 20 kg a 30 kg por ano”, contou o agricultor.

Renato Kepp é presidente da Associação de Agricultores Familiares de São Luiz de Miranda. Ele chegou a fazer clones do “cafezão”, e diz que é mais resistente a doenças. “Eu também tenho uns clones e percebi uma resistência muito grande à ferrugem”, disse o agricultor.

Se depender de Keep, o gigante tem boas expectativas daqui pra frente. “Ele continua produzindo. Ainda é uma árvore bonita, com expectativa de produção por muitos anos”, afirmou.

A cafeicultura não é a única atividade desenvolvida na propriedade do Renato Keep. O agricultor e sua família são produtores de quiabo há mais de 30 anos e cultivam também inhame e tomate. As atividades são orientadas pelos extensionistas do Incaper Anderson Martins Pilon e Marcelino Silva de Melo, que acompanham a propriedade e prestam assistência à família.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Sustentabilidade no agronegócio é tema de webinar

Nesta quarta-feira (23), o Webinar BW TALKS recebe dois especialistas no agronegócio para tratar da ...

Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares, enquanto produtor aguarda ...

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha abre inscrições para as provas de velocidade

Haras Raphaela, em Tietê (SP), sediará competições do Quarto de Milha em quatro ...

Brasil exporta primeira carga de melão para China após acordo bilateral

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês A ...

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...