Pecuária de baixo carbono na mira da imprensa internacional

As pesquisas com carne de baixo carbono ou neutro despertam, cada vez mais, a atenção do mercado consumidor e, consequentemente, da imprensa. Quando se olha para fora do Brasil, a relevância e o interesse ao tema se ampliam. Pela segunda vez, em dois anos, os estudos da Embrapa nessa área foram pauta da Rede BBC.

Em reportagem de Ellen Nemitz, a pesquisa brasileira de integrar lavoura-pecuária-floresta como forma de neutralizar das emissões de metano dos animais, teve espaço na mídia britânica. Os benefícios das árvores no sistema tiveram destaque na matéria jornalística. Entre eucaliptos e pinheiros, ela discorreu sobre a tecnologia que pretende tornar a pecuária intensiva cada vez mais sustentável.

Continua após o anúncio

A conversa entre o pesquisador Roberto Giolo e a jornalista Nemitz começou em março deste ano e, inicialmente, seria proposta à plataforma de jornalismo independente, FairPlanet. Após várias trocas de mensagens, incluindo a participação no Congresso Mundial de ILPF da profissional, o conteúdo desenhou-se e teve as contribuições de Richard Eckard, professor de agricultura sustentável da Universidade de Melbourne; Claudete Reisdorfer Lang, professora da Universidade Federal do Paraná; Julie Ryschawy, professora do Instituto Nacional de Agronomia da França; Edegar de Oliveira Rosa, diretor de conservação e restauração de ecossistemas do WWF-Brasil; além do pesquisador Giolo.

“Realmente a temática é de interesse mundial e a BBC aceitou na hora publicar o material dela, redirecionando a ideia inicial. Ela começou conosco e, aos poucos, abriu o horizonte de possibilidades. A repercussão dá mais visibilidade às pesquisas brasileiras no exterior e isso não pode ser menosprezado. O retorno tem sido positivo também por parte de outros especialistas da área”, comenta Giolo. Para Nemitz, de fato, participar do Congresso de ILPF foi crucial e “ajudou muito a entender alguns pontos, redirecionar a pauta e, com certeza, vou pensar em novas pautas sobre o trabalho de vocês”.

No final de 2019, o correspondente da BBC América do Sul, Daniel Gallas, participou, presencialmente, do dia de campo em sistemas integrados em Mato Grosso do Sul e viu de perto os experimentos em carne carbono neutro na Fazenda Boa Aguada. Na ocasião, Gallas destacou que o consumidor de notícias europeu “certamente está interessado na iniciativa brasileira”. Na plataforma Vimeo, o vídeo tem mais de 700 visualizações.

Um ano depois, 2020, em outro canal de comunicação, desta vez na CNN, os estudos voltados para uma pecuária de baixo carbono integraram a série “O Futuro da Alimentação” – CNN Séries Originais, tema Produção. Os três programas da série tiveram informações sobre o trabalho realizado em várias Unidades da Embrapa. 

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...