Pecuária de baixo carbono na mira da imprensa internacional

As pesquisas com carne de baixo carbono ou neutro despertam, cada vez mais, a atenção do mercado consumidor e, consequentemente, da imprensa. Quando se olha para fora do Brasil, a relevância e o interesse ao tema se ampliam. Pela segunda vez, em dois anos, os estudos da Embrapa nessa área foram pauta da Rede BBC.

Em reportagem de Ellen Nemitz, a pesquisa brasileira de integrar lavoura-pecuária-floresta como forma de neutralizar das emissões de metano dos animais, teve espaço na mídia britânica. Os benefícios das árvores no sistema tiveram destaque na matéria jornalística. Entre eucaliptos e pinheiros, ela discorreu sobre a tecnologia que pretende tornar a pecuária intensiva cada vez mais sustentável.

Anúncio

A conversa entre o pesquisador Roberto Giolo e a jornalista Nemitz começou em março deste ano e, inicialmente, seria proposta à plataforma de jornalismo independente, FairPlanet. Após várias trocas de mensagens, incluindo a participação no Congresso Mundial de ILPF da profissional, o conteúdo desenhou-se e teve as contribuições de Richard Eckard, professor de agricultura sustentável da Universidade de Melbourne; Claudete Reisdorfer Lang, professora da Universidade Federal do Paraná; Julie Ryschawy, professora do Instituto Nacional de Agronomia da França; Edegar de Oliveira Rosa, diretor de conservação e restauração de ecossistemas do WWF-Brasil; além do pesquisador Giolo.

Anúncio

“Realmente a temática é de interesse mundial e a BBC aceitou na hora publicar o material dela, redirecionando a ideia inicial. Ela começou conosco e, aos poucos, abriu o horizonte de possibilidades. A repercussão dá mais visibilidade às pesquisas brasileiras no exterior e isso não pode ser menosprezado. O retorno tem sido positivo também por parte de outros especialistas da área”, comenta Giolo. Para Nemitz, de fato, participar do Congresso de ILPF foi crucial e “ajudou muito a entender alguns pontos, redirecionar a pauta e, com certeza, vou pensar em novas pautas sobre o trabalho de vocês”.

No final de 2019, o correspondente da BBC América do Sul, Daniel Gallas, participou, presencialmente, do dia de campo em sistemas integrados em Mato Grosso do Sul e viu de perto os experimentos em carne carbono neutro na Fazenda Boa Aguada. Na ocasião, Gallas destacou que o consumidor de notícias europeu “certamente está interessado na iniciativa brasileira”. Na plataforma Vimeo, o vídeo tem mais de 700 visualizações.

Um ano depois, 2020, em outro canal de comunicação, desta vez na CNN, os estudos voltados para uma pecuária de baixo carbono integraram a série “O Futuro da Alimentação” – CNN Séries Originais, tema Produção. Os três programas da série tiveram informações sobre o trabalho realizado em várias Unidades da Embrapa. 

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...