Peixes ornamentais escondidos em bagagem são barrados no aeroporto
Foto: SFA-SP

Oito peixes ornamentais da espécie kinguios, conhecidos pela facilidade de adaptação e por serem bastante sociáveis, foram apreendidos por agentes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), no Aeroporto de Guarulhos (SP).
Anúncio
Os peixes estavam na bagagem despachada de um passageiro que chegou na segunda-feira (9) em voo da Holanda. Os animais não tinham a documentação de importação exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com o Vigiagro, peixes vivos podem introduzir no país doenças de notificação obrigatória altamente contagiosas.
Uma delas é a koi herpes vírus (KHV), também conhecida como vírus da nefrite intersticial da carpa e necrose branquial. A KHV é letal para carpas e kinguios, além de ser altamente transmissível e não ter tratamento eficaz.
Anúncio
Outro risco é a viremia da primavera das carpas (SVC), doença viral grave com potencial de risco à piscicultura nacional. Entre os sintomas desta doença aguda estão hemorragias, escurecimento da pele, olhos salientes, palidez nas brânquias e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.
As duas doenças podem causar mortalidade em larga escala e impactos econômicos severos na aquicultura brasileira. Produtos de origem animal só podem entrar no país com a expressa autorização do Mapa.
Fonte: SFA-SP
Anúncio
Anúncio