Pesquisa aponta que atividade do comércio teve alta de 0,7% em novembro

Foto: Freepik

O mês de novembro foi marcado por uma alta de 0,7% nas vendas do varejo físico brasileiro, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, “esse resultado é positivo e pode ser atribuído a fatores como a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal. Já em relação a Black Friday, como as pessoas dão preferência em fazer suas compras online, a data não tem um impacto significativo no índice”.

Anúncio

Ainda de acordo indicador, o setor de “combustíveis e lubrificantes” foi o que teve a maior alta no período (1,9%), seguido por “tecidos, vestuários, calçados e acessórios” (1,6%). “Veículos, motos e peças” não registrou variação no período.

No comparativo entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 4,5%. Nesse cenário, o setor de “veículos, motos e peças” teve a maior expansão, de 12,5%, seguido por “material de construção” (5,8%), “combustíveis e lubrificantes” (4,6%), “supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas” (1,9%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios” (1,8%) e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática” (1,7%).

Anúncio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Fonte: Serasa Experian

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estoques públicos de arroz, feijão e milho entram no período de risco climático em níveis baixos

Foto: Freepik O Brasil inicia um novo período de risco climático com estoques ...

Senado aprova projeto que amplia papel do seguro rural no crédito e na gestão de riscos

Foto: Mapa O Senado aprovou o Projeto de Lei 2.951/2024, que altera regras ...

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...