Pesquisa aponta que atividade do comércio teve alta de 0,7% em novembro

Foto: Freepik

O mês de novembro foi marcado por uma alta de 0,7% nas vendas do varejo físico brasileiro, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, “esse resultado é positivo e pode ser atribuído a fatores como a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal. Já em relação a Black Friday, como as pessoas dão preferência em fazer suas compras online, a data não tem um impacto significativo no índice”.

Anúncio

Ainda de acordo indicador, o setor de “combustíveis e lubrificantes” foi o que teve a maior alta no período (1,9%), seguido por “tecidos, vestuários, calçados e acessórios” (1,6%). “Veículos, motos e peças” não registrou variação no período.

No comparativo entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 4,5%. Nesse cenário, o setor de “veículos, motos e peças” teve a maior expansão, de 12,5%, seguido por “material de construção” (5,8%), “combustíveis e lubrificantes” (4,6%), “supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas” (1,9%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios” (1,8%) e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática” (1,7%).

Anúncio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Fonte: Serasa Experian

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Metais tóxicos são encontrados em cacau, banana e mandioca no estuário do Rio Doce, aponta estudo

Foto: Angelo Bernardino/Ufes Um estudo científico identificou níveis elevados de elementos potencialmente tóxicos ...

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

Foto: Freepik Vitória encerrou o mês de novembro de 2025 com um dos ...

Agro sustenta crescimento da economia em 2025, mas riscos fiscais, climáticos e externos preocupam 2026

O desempenho do agronegócio foi decisivo para a sustentação dos principais indicadores da ...

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

A formação e o avanço de um novo ciclone extratropical entre esta segunda-feira ...

China Park se torna o primeiro resort do Espírito Santo e coloca o estado no mapa nacional do turismo de resorts

O Espírito Santo entra, de forma oficial, no seleto grupo de destinos brasileiros ...