Pesquisa do Ifes transforma resíduos marinhos em energia

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma está entre os destaques da revista científica internacional Biomass and Bioenergy, referência mundial na área de bioenergia. O artigo, assinado por professores, estudantes e egressos do campus, aborda tecnologias inovadoras para transformar resíduos do pescado — como vísceras, peles e espinhas — em fontes de energia sustentável.

Com o título “Waste-to-energy from marine biomass and processing wastes: a review”, o estudo é liderado pelo professor Flávio Bittencourt e conta com a colaboração dos estudantes Hugo Alves e Paulo Henrique Lyrio, ambos do curso de Engenharia de Pesca, além dos egressos Isabele Maciel e Julio Lima, do Curso Técnico em Pesca.

Anúncio

A pesquisa apresenta uma revisão detalhada das alternativas tecnológicas para o aproveitamento energético de biomassas marinhas e resíduos da pesca, com foco na produção de biocombustíveis. O estudo também debate os desafios para aplicação prática dessas soluções, reforçando o papel da ciência na construção de uma economia mais limpa, circular e sustentável.

O trabalho é fruto de uma colaboração internacional entre pesquisadores da UFES, UFMA, Unicamp, Harbin Institute of Technology (China) e Universiti Malaysia Terengganu (Malásia), consolidando parcerias entre Brasil, China e Malásia no campo da bioenergia.

Anúncio

🔗 Acesse o artigo completo: clique aqui

Fonte: Ifes/ Piúma

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...