Pesquisa mostra sistema alternativo de controle de formigas e cochonilhas

Muitos agricultores não sabem, mas as formigas podem ser associadas às cochonilhas (pequeno inseto considerado praga em lavouras) em algumas culturas capixabas. Os cultivos do abacaxi e café, ambientalmente e economicamente importantes para o Espírito Santo, são exemplos onde esses insetos podem ser prejudiciais por sugarem a seiva das plantas e transmitirem doenças.

Por este motivo, uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estudou um sistema alternativo de controle desses insetos. Uma pesquisa do Incaper apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito (Fapes), em 2016 e 2017, avaliou o uso de iscas atrativas contendo inseticidas no controle de formigas associadas às cochonilhas que infestam o café conilon e as outras culturas.

Os resultados, que podem ser encontrados em um artigo divulgado na Biblioteca Rui Tendinha, que pertence ao Incaper, indicaram que as iscas podem ser usadas como estratégia no manejo integrado para reduzir a população de formigas associadas às cochonilhas.

Os estudos só foram possíveis com um experimento de avaliação e seleção da eficiência de iscas contendo determinados inseticidas para o controle de formigas no cultivodo café conilon e outras culturas predominantes na Fazenda Experimental do Incaper em de Sooretama, e na Estação Experimental Filogônio Peixoto, da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Linhares.

O trabalho só foi desenvolvido graças ao empenho dos pesquisadores do Incaper, Mark Paul Culik, José Aires Ventura, David dos Santos Martins, com o suporte da Fazenda Experimental do Incaper em Linhares e o apoio do engenheiro agrônomo da Ceplac, Carlos Alberto Spaggiari Souza.

Mark Culik explicou que as cochonilhas são pragas importantes na cultura de café e em outras culturas em todas as regiões do mundo. “Pesquisas em várias regiões indicam que o uso de iscas contendo inseticidas para o controle de formigas, associados simbioticamente às cochonilhas pode ser eficaz na redução de populações destes insetos. Portanto, essa pesquisa é parte de esforços para apoiar o desenvolvimento de manejo integrado de pragas para culturas nesta região”, disse.

MONITORAMENTO – José Aires Ventura detalhou que, para avaliar o efeito da isca nas formigas, a atividade destas foi monitorada no início do experimento e entre a segunda e quarta semanas após a aplicação de isca. Segundo ele, chegou-se à conclusão que as iscas para as formigas foram eficazes na redução da sua atividade nas áreas experimentais de café conilon, de abacaxi e de cacau.

O pesquisador explicou que o controle das cochonilhas geralmente é realizado com o uso de inseticidas (agrotóxicos) em toda a lavoura, com riscos de contaminação ambiental. Para fugir do controle tradicional, esse novo sistema de iscas atrativas tem um grande ganho devido à redução do uso de agrotóxicos e da contaminação ambiental.

“As formigas protegem as cochonilhas na natureza, uma vez que elas possuem inimigos naturais que são predadores e parasitoides. Se controlarmos o número de formigas nas plantações, conseguiremos reduzir as cochonilhas”, explicou.

Pesquisas adicionais para avaliar a eficácia de iscas inseticidas, para o manejo de formigas associadas às cochonilhas na cultura de café conilon e outras culturas serão úteis para desenvolvimento de manejo integrado de pragas.

Últimas notícias

Inscrições abertas para prêmio de qualidade de café arábica do Espírito Santo

Julio Huber O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições ...

Setor agropecuário cai 3,2% no segundo trimestre no Espírito Santo

Foto: Freepik Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) mostram ...

Flores mais indicadas para cultivo na primavera

A primavera, que começa na próxima terça-feira (22), é, sem dúvidas, a estação ...

Cafés mineiros dominam maior concurso de qualidade de café do mundo

Foto: Julio Huber Dez amostras de café do Cerrado Mineiro foram classificadas para ...

Controle do mosaico e da meleira do mamão continua em Linhares e região

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, esta ...