Pesquisa que mostra a percepção do agronegócio brasileiro na Europa terá resultados divulgados
Foto: Freepik
Ter uma visão estratégica da cadeia produtiva é fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro. Por isso, com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o agro nacional, foi realizada a pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, cujos dados inéditos serão apresentados durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
Anúncio
A pesquisa, que foi conduzida pela consultora europeia de Brand Value Management, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), teve como foco identificar as percepções existentes, inicialmente, em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.
Anúncio
“É importante reconhecer que temos muitas realidades positivas que ainda não são devidamente percebidas nas sociedades consumidoras, por isso, a oportunidade desta pesquisa. No CNMA, apresentaremos as 12 principais sínteses conclusivas”, afirma o professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon.
A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca sobre uma base de 590 mil entrevistáveis. Segundo o Head Associate da Onstrategy, José Antonio Silva, os métodos de consulta utilizados são qualitativos e quantitativos, relacionados com aspectos como notoriedade, posicionamento, reputação (produtos, inovação, sustentabilidade, empregabilidade, ambiente social, ambiente ecológico e governança) e prosperidade.
A OnStrategy é uma empresa de consultoria europeia, com sede em Lisboa, com mais de 10 anos de atuação. “Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar como os diferentes stakeholders percebem o agronegócio brasileiro, com uma abordagem perspectiva de multistakeholders. Com esse objetivo, identificamos áreas de convergência, atrito, fricção, indiferença, aprovação, ponto de vista e percepção, capazes de sinalizar possíveis caminhos para a melhoria da reputação e posicionamento de imagem do agronegócio brasileiro”, complementa Silva.
A seleção dos países levou em consideração sua relação com o Brasil e como suas visões podem impactar o agronegócio brasileiro. A coleta de dados da pesquisa foi realizada tanto de forma on-line quanto presencial e via telefone.
Uma visão real do agro brasileiro
Para a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro, a pesquisa traz ao agronegócio brasileiro uma visão disruptiva entre a percepção enquanto fornecedores de commodities e a realidade. “A Serasa Experian patrocinou essa pesquisa, pois acredita no poder da democratização de informações e visa reforçar a perspectiva de como o Brasil está sendo visto externamente, com dados de confiança que beneficiarão toda a cadeia, desde os produtores e exportadores, até as logísticas, revendas e tradings”, afirma.
A executiva comenta como a maioria dos países europeus exigem critérios de compliance socioambiental para a importação de produtos brasileiros, analisando tanto as certificações de origem e preservação ambiental, como a segurança de que o produtor segue as leis trabalhistas locais. “Dessa forma, é fundamental entendermos como o nosso agronegócio é percebido internacionalmente para continuarmos na direção certa e potencializarmos a reputação do setor”.
Daniela pontua, ainda, que essa perspectiva também é importante para os consumidores, que estão cada vez mais atentos para entender se o que está sendo consumido tem uma origem limpa, e as empresas, que querem ter a certeza de que os projetos que estão financiando possuem responsabilidade socioambiental.
“A pesquisa que patrocinamos surge para dar uma visão real de como o nosso ‘cliente final’ enxerga o Brasil frente ao tema agro e possibilita uma comunicação mais assertiva sobre os diversos pontos positivos que o agronegócio brasileiro tem para mostrar”, diz a diretora de Operações da Serasa Experian.
Fonte: Attuale Comunicação
Anúncio
Anúncio