Pesquisador da Embrapa correlaciona fome e violência

Volunteer caucasian woman giving grain to starving African children. Poor African children keeping their hands up – asking for food. Many African children suffer from poverty – 20% of Africa’s children will die before the age of five. Every day 30,000 children die from a combination of disease- infested water and malnutrition.

Professor no Doutorado da UFF e pesquisador da Embrapa, Daniel Vidal Pérez assegura que segurança alimentar está diretamente ligada à paz. No artigo “Alimento: uma das principais, e menos reconhecidas, armas da paz”, escrito para os policy papers da XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana – marcada para 16 e 17 de setembro –, Pérez analisa dados de 113 países, correlacionando índices como o IGP (Índice Global da Paz) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com o Índice Global de Segurança Alimentar (GFSI).

Sua conclusão é a de que países com melhores índices de segurança alimentar – ou seja, onde a população tem mais acesso a alimentos seguros, nutritivos e em quantidades suficientes – possuem melhor IGP. Ainda segundo o artigo, e conforme pesquisa da VigiSAN, o Brasil viu a fome aumentar em 27,6% de 2018 para 2020, elevando de 10,3 milhões para 19,1 milhões o número de pessoas em insegurança alimentar severa; e foi o país que apresentou maior impacto sobre a insegurança alimentar relativo à Covid-19 na América do Sul.

Anúncio

O artigo é um dos 14 policy papers reunidos na publicação, nos formatos digital e impresso, que será distribuída aos palestrantes e a toda a plateia virtual da XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana. Os textos também poderão ser acessados através do site da Fundação Konrad Adenauer, realizadora do evento ao lado do CEBRI e da Delegação da União Europeia no Brasil. O tema central é “Ausência de Guerras significa paz? – Estratégias de Segurança Internacional em uma Nova Ordem Geopolítica Mundial”.

Anúncio

Participam do encontro especialistas da Europa e da América Latina, divididos em painéis transmitidos virtualmente e ao vivo, apenas para o público inscrito. As autoridades estarão em diversos países – Brasil, Alemanha, Uruguai, Colômbia, Argentina, México – e vão debater a partir de suas residências ou gabinetes em “mesas virtuais”. A fim de promover maior inclusão e garantir a melhor compreensão para todos, o evento terá tradução simultânea nos idiomas português, espanhol, inglês, alemão e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Quem quiser acompanhar os debates pode se inscrever gratuitamente no site da Fundação Konrad Adenauer ou no site do CEBRI, ou clicando aqui. As inscrições são individuais. Após a confirmação do cadastro, cada inscrito(a) receberá um link para acesso aos debates. link: https://forms.gle/ENU3jZfEzpq3DcpL6

Fonte: Agência Febre

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...