Pesquisadores lançam livro com caracterização de 41 genótipos do café conilon

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon, cuja base é o Laboratório de Pesquisas Cafeeiras da Ufes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (campus de São Mateus), acaba de lançar o livro Registro fotográfico e caracterização de 41 genótipos de Café Conilon, disponível em PDF na internet e também com 500 exemplares impressos.

Resultado de pesquisas para o desenvolvimento tecnológico nas áreas de melhoramento, fisiologia e manejo do Coffea canephora cv. Conilon, o livro traz dados e imagens dos principais genótipos de café conilon plantados no Espírito Santo e no sul da Bahia. Além do registro fotográfico, os materiais genéticos foram caraterizados por meio de parâmetros biométricos e agronômicos que também são apresentados na obra.

Continua após o anúncio

As informações disponíveis são, por exemplo, sobre características biométricas e foliares, características de frutos, densidade média de comprimento radicular dos genótipos em seis profundidades de solo, cultivares registradas pela Ufes, caracterização individualizada dos genótipos, fotografias de plantas mostrando a morfologia externa aérea e dos frutos com referência métrica.

“A Ufes vem contribuindo de maneira significativa para a melhoria da cadeia produtiva do conilon/robusta, por meio da formação profissional e do desenvolvimento de novos processos e tecnologias que promovam a evolução da cafeicultura no estado. Essa obra é resultado desse comprometimento com o ensino, a pesquisa e a extensão no tema café”, afirma o professor Fábio Luiz Partelli, um dos autores do livro, professor e diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes.

Ele assina a obra junto com o mestre em Agricultura Tropical e técnico agrícola da Fazenda Experimental do Ceunes Gleison Oliosi e com os estudantes da Ufes Henrique Oliveira (cafeicultor e estudante do curso de Engenharia Agronômica); Henzo Salvador (cafeicultor e aluno do curso de Agronomia) e Willian Gomes (biólogo, doutorando em Genética e Melhoramento).

PRODUÇÃO CAPIXABA – De acordo com levantamento publicado no livro, a produção brasileira na safra 2019-2020 ultrapassou 67 milhões de sacas, sendo cerca de 70% atribuída ao café arábica e 30% para o café conilon/robusta. Embora a produção de C. canephora no Brasil seja menor que a de arábica, tem sido observada uma evolução significativa na cultura, ampliando seus números a cada ano. O estado que mais contribui para esse avanço é o Espírito Santo, com 64% de participação na produção nacional, seguido por Rondônia e Bahia, com 17% e 14,8%, respectivamente.

Segundo o professor Partelli, o trabalho que resultou no livro contou com o apoio de muitos agricultores, que atuaram no manejo da lavoura e disponibilizaram os brotos. Também contribuíram com a pesquisa os programas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (campus de São Mateus) e Genética e Melhoramento (campus de Alegre) e universidades parceiras no Brasil e no exterior, além das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Mutua/ES; Senge; Microquímica Tradecorp; Defesa Agrícola; AgroCP, Basf; Viveiro Marinado; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel); Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) e Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi).

Fonte: Ufes

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...