Peste suína clássica na mira de autoridades da Colômbia

A peste suína clássica, que atinge os suínos, está na mira de autoridades do departamento Norte de Santander, na Colômbia, onde existe uma população de aproximadamente 84.123 suínos em 10.786 fazendas, localizadas em 40 municípios.

Em conformidade com a estratégia de zonas francas e baixa prevalência de doenças animais, o Instituto Agrícola da Colômbia (ACI) realiza visitas de vigilância e monitoramento às fazendas, para evitar a presença da peste suína clássica (PSC) no Norte de Santander.

Anúncio

As visitas foram realizadas nos municípios de Los Patios, Cúcuta, Villa del Rosario e San Cayetano. No total, 93 fazendas foram visitadas, onde 2.913 porcos foram monitorados. Além disso, a visita foi usada para explicar aos produtores os sintomas, sinais e afetações da peste suína clássica em suas fazendas e atividades econômicas.

Anúncio

Rito Solano, gerente da seção (e) da ACI no Norte de Santander, assegurou que o Instituto implementou atividades de controle no departamento de mobilização de porcos, vigilância epidemiológica, sistemas de identificação animal, programas de vacinação e biossegurança, destinados a erradicação da doença clássica da peste suína.

A peste suína clássica é uma doença viral de porcos, altamente contagiosa e de grande impacto econômico. A gravidade desta doença varia com a cepa do vírus, a idade do porco e o status imunológico do rebanho. Infecções agudas, causadas por cepas de alta virulência e com alta taxa de mortalidade, podem ser diagnosticadas rapidamente.

Fonte: Suinocultura Industrial

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...