Peste suína clássica na mira de autoridades da Colômbia

A peste suína clássica, que atinge os suínos, está na mira de autoridades do departamento Norte de Santander, na Colômbia, onde existe uma população de aproximadamente 84.123 suínos em 10.786 fazendas, localizadas em 40 municípios.

Em conformidade com a estratégia de zonas francas e baixa prevalência de doenças animais, o Instituto Agrícola da Colômbia (ACI) realiza visitas de vigilância e monitoramento às fazendas, para evitar a presença da peste suína clássica (PSC) no Norte de Santander.

As visitas foram realizadas nos municípios de Los Patios, Cúcuta, Villa del Rosario e San Cayetano. No total, 93 fazendas foram visitadas, onde 2.913 porcos foram monitorados. Além disso, a visita foi usada para explicar aos produtores os sintomas, sinais e afetações da peste suína clássica em suas fazendas e atividades econômicas.

Rito Solano, gerente da seção (e) da ACI no Norte de Santander, assegurou que o Instituto implementou atividades de controle no departamento de mobilização de porcos, vigilância epidemiológica, sistemas de identificação animal, programas de vacinação e biossegurança, destinados a erradicação da doença clássica da peste suína.

A peste suína clássica é uma doença viral de porcos, altamente contagiosa e de grande impacto econômico. A gravidade desta doença varia com a cepa do vírus, a idade do porco e o status imunológico do rebanho. Infecções agudas, causadas por cepas de alta virulência e com alta taxa de mortalidade, podem ser diagnosticadas rapidamente.

Fonte: Suinocultura Industrial

Últimas notícias

Casal de pecuaristas reduz gastos com Assistência Técnica do Senar-ES

A assistência ajudou a melhorar o gerenciamento do negócio Os pecuaristas leiteiros de ...

Feira Segura atende mais de 56 mil consumidores de 10 estados

O projeto Feira Segura, desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar para viabilizar a continuidade de feiras ...

Empresa de Singapura confirma fábrica de café solúvel em Linhares

Executivos da Olam Internacional anunciou seu terceiro e maior investimento no Espírito Santo: ...

Presidente da Conab morre vítima da Covid-19

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Samuel de Miranda Melo ...

Valor do mercado de defensivos agrícolas aplicados recua 10,4% em 2020

Tractor spraying soybean field at spring O mercado de defensivos agrícolas teve redução ...