Peste suína clássica na mira de autoridades da Colômbia

A peste suína clássica, que atinge os suínos, está na mira de autoridades do departamento Norte de Santander, na Colômbia, onde existe uma população de aproximadamente 84.123 suínos em 10.786 fazendas, localizadas em 40 municípios.

Em conformidade com a estratégia de zonas francas e baixa prevalência de doenças animais, o Instituto Agrícola da Colômbia (ACI) realiza visitas de vigilância e monitoramento às fazendas, para evitar a presença da peste suína clássica (PSC) no Norte de Santander.

As visitas foram realizadas nos municípios de Los Patios, Cúcuta, Villa del Rosario e San Cayetano. No total, 93 fazendas foram visitadas, onde 2.913 porcos foram monitorados. Além disso, a visita foi usada para explicar aos produtores os sintomas, sinais e afetações da peste suína clássica em suas fazendas e atividades econômicas.

Rito Solano, gerente da seção (e) da ACI no Norte de Santander, assegurou que o Instituto implementou atividades de controle no departamento de mobilização de porcos, vigilância epidemiológica, sistemas de identificação animal, programas de vacinação e biossegurança, destinados a erradicação da doença clássica da peste suína.

A peste suína clássica é uma doença viral de porcos, altamente contagiosa e de grande impacto econômico. A gravidade desta doença varia com a cepa do vírus, a idade do porco e o status imunológico do rebanho. Infecções agudas, causadas por cepas de alta virulência e com alta taxa de mortalidade, podem ser diagnosticadas rapidamente.

Fonte: Suinocultura Industrial

Últimas notícias

Idaf tem trabalho aprovado em Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

O encontro é organizado pela Ufes em parceria com o Iema O Instituto ...

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...

Brasil registra 31 defensivos agrícolas genéricos, com quatro produtos biológicos

Com a publicação, 2020 soma 60 produtos de baixo impacto registrados. Esse é ...

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...