PIB da agropecuária sobe 1,3% em 2019, pior desempenho em três anos

Foto: Julio Huber

Após o bom desempenho em 2017, quando subiu 14,2%, o PIB da agropecuária teve, em 2019, a menor evolução dos últimos três anos: 1,3%. A taxa média anual da última década é de 3,44%. Em 2016, o PIB da agropecuária teve uma queda de 6,6%.

Anúncio

Segundo especialistas, a taxa de 2019 teria sido ainda menor não fosse a boa fase da pecuária (bovinos, suínos e frangos). A produção de carnes no país, tomando como base o volume em carcaça, atingiu 26 milhões de toneladas. Os dados, ainda provisórios, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento não foi grande, superando em 2% o de 2018, mas a intensa demanda externa provocou aumento nos preços internos.

Anúncio

As exportações de 2019 somaram 6,8 milhões de toneladas, superando em 7% o ano de 2018. A pecuária deverá continuar auxiliando o PIB agropecuário em 2020, mas vai depender da evolução mundial do coronavírus. Os dados do primeiro bimestre ainda não apresentam sintomas de queda nas exportações de carnes, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Um dos sinais do crescimento da pecuária vem das previsões do Ministério da Agricultura. O Valor Bruto de Produção (VBP) deste ano da bovinocultura deverá atingir R$ 100 bilhões pela primeira vez. Do lado da agricultura, o cenário de 2019 não foi bom para importantes produtos na composição do PIB agrícola. Um deles foi a soja, cuja produção recuou 4%, para 113,5 milhões de toneladas.

Café, arroz e cana-de-açúcar também estiveram na lista dos itens que não contribuíram para um crescimento do PIB. A produção de arroz, um produto que vem perdendo espaço na produção nacional, caiu 13% em 2019. O café recuou 17%, e a cana, 1%. Condições climáticas favoráveis e aumento de produtividade fizeram com que alguns produtos dessem sustentação ao PIB. Dois deles se destacam: milho e algodão.

A produção de milho foi a 100 milhões de toneladas, 23% mais que em 2018. A oferta atraiu a atenção de importadores estrangeiros, o que elevou os preços internos. Em 2019, o Brasil assumiu a liderança mundial nas exportações do cereal, desbancando os Estados Unidos. O grande destaque do Brasil nas últimas safras é o algodão. O desempenho dessa fibra auxiliou na evolução do PIB agrícola.

O valor adicionado do PIB agropecuário atingiu R$ 322 bilhões, representando 5,2% da taxa geral. O PIB agropecuário de 2020 deverá continuar evoluindo, mas sem o sobressalto de algumas safras atrás. Soja e milho, dois dos principais itens da produção brasileira, voltam a ter um bom volume na colheita.

Fonte: Mauro Zafalon/Folhapress

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...