Pimenta-do-reino é o novo negócio da Cooabriel

A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) deu início a um novo negócio: a armazenagem e comercialização de pimenta-do-reino.

O projeto teve início com a recepção de mais de 3 toneladas da especiaria de alguns sócios. O antigo armazém da cooperativa em Vila Valério é a base deste projeto piloto.

Com cerca 60% dos seus mais de 6000 cooperados produzindo pimenta do reino, havia uma grande demanda para Cooabriel trabalhar com este produto. Esta iniciativa é mais um benefício que a cooperativa oferece aos seus sócios, que tinham muita dificuldade em manter a produção em segurança até o momento ideal da venda.

“Agora, nossos sócios contam com um ambiente de confiança para armazenar também a pimenta. Para nós, trata-se de um negócio novo, mas acreditamos no potencial da produção e iremos buscar mercados que possam remunerar da melhor forma o nosso produtor”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

A estrutura de Vila Valério está totalmente preparada para início das operações e representa a primeira unidade de pimenta-do-reino da cooperativa. A princípio, a recepção do grão será realizada somente nesta unidade piloto e o transporte da pimenta até este armazém deverá ser feito pelo cooperado.

Para o sócio comercializar a pimenta na Cooperativa, o procedimento é o mesmo que é feito com o café. Ele comercializa o produto de acordo com sua necessidade, tanto presencialmente, quanto por telefone. A tabela de preço varia de acordo com a classificação por tipo de pimenta.

De acordo com o gerente corporativo de mercado, Edimilson Calegari, o objetivo é trabalhar as vendas para a exportação direta. “Iremos buscar os mercados que melhor remuneram o produto do nosso cooperado. A pimenta é uma boa alternativa de diversificação e renda para os nossos produtores. Com a pimenta, eles terão a mesma assistência técnica e acompanhamento já praticados com o café”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Últimas notícias

Cooperativas capixabas podem usar Funsaf para modernização da produção agrícola

A economia colaborativa é realidade no Espírito Santo há anos. No mundo agropecuário, ...

Recuperação de nascentes beneficia comunidade rural

Uma parceria firmada entre Emater-MG, prefeitura, Copasa e produtores rurais permitiu a criação ...

Faculdade CNA está com inscrições abertas para o vestibular

A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro ...

Inscrições para coordenação de pesquisa sobre peixes começam na segunda-feira (24)

As inscrições para a seleção de coordenador de projeto de pesquisa do Instituto ...

Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

A rota de Agroturismo em Venda Nova do Imigrante foi validado pelo Ministério ...