Pimenta-do-reino é o novo negócio da Cooabriel

A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) deu início a um novo negócio: a armazenagem e comercialização de pimenta-do-reino.

O projeto teve início com a recepção de mais de 3 toneladas da especiaria de alguns sócios. O antigo armazém da cooperativa em Vila Valério é a base deste projeto piloto.

Com cerca 60% dos seus mais de 6000 cooperados produzindo pimenta do reino, havia uma grande demanda para Cooabriel trabalhar com este produto. Esta iniciativa é mais um benefício que a cooperativa oferece aos seus sócios, que tinham muita dificuldade em manter a produção em segurança até o momento ideal da venda.

“Agora, nossos sócios contam com um ambiente de confiança para armazenar também a pimenta. Para nós, trata-se de um negócio novo, mas acreditamos no potencial da produção e iremos buscar mercados que possam remunerar da melhor forma o nosso produtor”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

A estrutura de Vila Valério está totalmente preparada para início das operações e representa a primeira unidade de pimenta-do-reino da cooperativa. A princípio, a recepção do grão será realizada somente nesta unidade piloto e o transporte da pimenta até este armazém deverá ser feito pelo cooperado.

Para o sócio comercializar a pimenta na Cooperativa, o procedimento é o mesmo que é feito com o café. Ele comercializa o produto de acordo com sua necessidade, tanto presencialmente, quanto por telefone. A tabela de preço varia de acordo com a classificação por tipo de pimenta.

De acordo com o gerente corporativo de mercado, Edimilson Calegari, o objetivo é trabalhar as vendas para a exportação direta. “Iremos buscar os mercados que melhor remuneram o produto do nosso cooperado. A pimenta é uma boa alternativa de diversificação e renda para os nossos produtores. Com a pimenta, eles terão a mesma assistência técnica e acompanhamento já praticados com o café”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Últimas notícias

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...

Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital ...

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...