Plano de melhoria e de sustentabilidade da pecuária de leite é desenvolvido no Espírito Santo

Henrique Goularte, é pecuarista na comunidade de Barra Alegre, em Bom Jesus do Norte

Para que a pecuária de leite alcance padrões cada vez maiores de qualidade e sustentabilidade no Espírito Santo, está sendo realizado o Diagnóstico Inicial do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite, demanda de uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação é desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto à Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana (Cavil).

O levantamento do Diagnóstico Inicial é composto por 97 perguntas referentes à gestão da propriedade; gestão de insumos; manejo sanitário; manejo alimentar; qualidade da água; manejo de ordenha e pós ordenha; refrigeração e estocagem de leite; uso racional de produtos químicos e medicamento veterinário; adoção de práticas de manejo racional; e bem-estar animal.

As visitas às propriedades rurais já estão em curso, abrangendo produtores de Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Guaçuí, Mimoso do Sul e Presidente Kennedy. Até o momento, já foram atendidos 27 pecuaristas de leite, como Henrique Goularte, da comunidade de Barra Alegre, em Bom Jesus do Norte, que destacou o acompanhamento como importante para o desenvolvimento do trabalho na propriedade.

O extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Bom Jesus do Norte, Jarbas Teixeira Borges, explicou que as visitas nas propriedades serão continuadas bimestralmente, conforme orientação do Mapa. “Está sendo importante essa ação, pois estamos com um diagnóstico muito real do cotidiano do pecuarista e de sua família. O plano de qualificação proposto é uma das metas a ser atingida com eficiência visando à melhoria da produção e ao bem-estar da família rural”.

Os Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs) Central Sul e Caparaó, assim como a Coordenação de Projetos de Bovinocultura Sustentável do Incaper, também estão desenvolvendo ações engajadas no apoio à pecuária do leite no Estado. O presidente da Cavil, Adeildo Resende de Figueiredo, salientou a parceria com o Incaper, “que sempre atende com muita disposição nossas solicitações com o objetivo em comum de fortalecer a agricultura familiar”.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...