Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Afonso Cláudio após denúncias

Julio Huber

A semana foi movimentada para a Polícia Militar Ambiental de Afonso Cláudio. Na última quarta-feira (11), em atendimento a uma denúncia anônima feita ao disque-denúncia 181, uma equipe se deslocou até uma propriedade em Alto Rio do Peixe, em Piracema, na zona rural do município.

Continua após o anúncio

No local foi constatada a abertura de uma estrada de aproximadamente 255 metros de comprimento por três metros de largura, sendo que parte da estrada foi feita dentro da vegetação nativa da Mata Atlântica. Outra abertura de estrada de aproximadamente 194 metros de comprimento foi feita em uma área em regeneração, onde foi constatada também o anelamento (descascamento do caule) de 13 árvores nativas da Mata Atlântica no meio de um plantio de café.

Já em outra área de aproximadamente 1.500 metros quadrados foi constatado o anelamento de aproximadamente 50 árvores nativas e também o corte de outras árvores. Diante dos fatos, foi confeccionado um Boletim Unificado (BU) e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. De acordo com a Polícia Ambiental, em tese o proprietário infringiu o Art 60 e 48 da Lei 9.605/98.

Na quinta-feira (12), a equipe atendeu a outra denúncia anônima, dessa vez na localidade São Vicente do Firme, também na zona rural de Afonso Cláudio. Uma guarnição da Polícia Militar Ambiental avistou, na propriedade indicada, quatro gaiolas com pássaros, ao entorno de uma residência.

Ao realizar vistoria, a equipe constatou que tratava-se de pássaros da espécie coleiro. No momento da fiscalização o proprietário não se encontrava na residência, somente sua esposa. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Afonso Claudio (SEMMA) e foi confeccionado um BU, que foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Afonso Cláudio. O proprietário, segundo a Polícia Ambiental, infringiu o Art. 29, § 1 III da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98.

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...